A Redação
Goiânia - A necessidade da realização de um escoramento preventivo de fachada, fez com que a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Pirenópolis fechasse suas portas temporariamente. Segundo nota divulgada pela administração do local, a decisão segue recomendação técnica do Departamento de Engenharia da Prefeitura de Pirenópolis e Laudo Técnico de Vistoria e Avaliação de Risco da empresa Átrio Arquitetura e Engenharia, contratada pela própria paróquia.
Ainda de acordo com o documento, a medida visa preservar a segurança dos fiéis e proteger o valor histórico do templo. A paróquia garante ainda que "buscará as soluções plausíveis , junto aos órgão públicos , a fim de se elaborar um plano de ação para os reparos necessários."
Isso porque, a lista de pontos que preocuparam os engenheiros é extensa e cita exemplos como danos estruturais, infiltrações, decréscimo na pintura e rachaduras. "A interdição, acontece porque a igreja apresenta risco iminente de desabamento ou colapso, é uma medida de segurança para evitar acidentes e a interrupção do cultos religiosos", informa o laudo técnico.
A Igreja Nosso Senhor do Bonfim, também conhecida por Igreja do Bonfim, é um importante marco religioso, histórico e turístico de Pirenópolis.