A Redação
Goiânia - Os preparativos para a Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex) 2025 ganharam força em abril, com reuniões estratégicas que ampliaram o interesse de estados, municípios, embaixadas e câmaras de comércio. A organização do evento, liderada pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) e Faciest, através do presidente da Câmara de Comércio Exterior da Acieg, Getúlio Faria, apresentou novidades da feira a autoridades de Mato Grosso, Rondônia, Campo Grande e Aparecida de Goiânia.
Secretário de Indústria e Comércio de Aparecida de Goiânia, Marcos Abrão, e vice-presidente da Câmara de Comércio Exterior da Acieg, Getúlio Faria
(Foto: Acieg)
“Os órgãos públicos, tanto estaduais quanto municipais, têm demonstrado grande interesse em participar da Ficomex 2025, o que contribui para a geração de oportunidades relevantes de negócios para as empresas que estiverem na Feira”, avaliou o presidente da Câmara de Comex.
Faria ainda apresentou o evento para o deputado federal Rubens Otoni e para representantes de importantes empresas dos setores bancário, alimentício, de construção e de saúde. Também visando fortalecer laços para a Ficomex 2025, a vice-presidente da Câmara de Comex, Anna Bastos, teve encontros com representantes de três pastas do governo do Estado de Goiás.
Reuniões estratégicas
Outro foco dos encontros de abril foram entidades e instituições estratégicas, como a Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB/GO). Anna Bastos abordou um plano de preparação para a participação das cooperativas do Sistema OCB nas rodadas de negócios promovidas ao longo dos três dias da Ficomex 2025.
A vice-presidente da Câmara de Comex ressaltou que “a receptividade de todas as instituições tem sido muito positiva, o que fará com que a edição deste ano da Feira seja ainda mais inovadora”. As atividades do mês incluíram ainda um encontro do presidente da Câmara de Comex, Getúlio Faria, e da vice-presidente da Acieg, Marisa Carneiro, com gerentes do Porto do Açu, complexo industrial e portuário especializado em infraestrutura para os setores de óleo, gás, mineração e logística.
Embaixadas e câmaras
As embaixadas e câmaras de comércio exterior também têm sido foco dos preparativos. Em abril, o representante da Embaixada de Singapura, Wilson Deng, foi recebido pela vice-presidente da Câmara de Comex na sede da Associação, em Goiânia.
Anna Bastos também esteve com câmaras de comércio exterior, como a Brazilian-American Chamber of Commerce of the Southeast, localizada nos Estados Unidos, e a Câmara de Investimentos e Comércio Brasil-Panamá, que confirmou participação na Ficomex 2025. Já o presidente da Câmara de Comex se reuniu com representantes da Câmara de Comércio Brasil-Canadá.
SOBRE A ACIEG
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), fundada em 1937, é uma das principais entidades de defesa e fomento ao setor produtivo goiano. Composta por representantes de empresas dos mais diversos setores, a Acieg oferece suporte, capacitação e serviços exclusivos para seus associados. Além disso, a instituição atua como ponte entre o poder público e o setor produtivo goiano. Atualmente, a associação é presidida por Rubens Fileti.
SOBRE A FICOMEX
A Feira Internacional do Comércio Exterior no Brasil Central (Ficomex) reúne empresas, instituições e especialistas de diversos países para fomentar o comércio exterior, fortalecer a internacionalização de negócios e expandir relações comerciais entre o Brasil e o mundo. A Feira foi retomada pela Acieg em 2024, após quase 20 anos, com o objetivo de promover negócios internacionais nos estados do consórcio Brasil Central (Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Rondônia). Em 2025, a Ficomex tem como tema “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global", com uma programação que inclui palestras, rodadas de negócios e exposições.
Leia mais:
Ficomex realiza eventos preparatórios para a edição 2025