A Redação
Goiânia - A construção de 3.230 casas a custo zero foi anunciada nesta quinta-feira (8/5) pelo vice-governador Daniel Vilela, durante assinatura de ordens de serviço para 64 municípios goianos, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Com investimento superior a R$ 575 milhões, a iniciativa integra o programa Pra Ter Onde Morar – Construção, do Goiás Social, voltado a famílias em situação de vulnerabilidade.
“O Governo de Goiás não olha partido nem posição política. Olha para as pessoas, para quem mais precisa. Hoje temos a maior rede de proteção social do Brasil, comandada pela primeira-dama Gracinha Caiado, e estamos transformando a vida de quem mais precisa com responsabilidade fiscal e eficiência”, disse o vice-governador Daniel Vilela, ao destacar que as novas moradias reafirmam a transformação social promovida pelo governo estadual, ao entregar as casas sem contrapartida de financiamento pelos contemplados.
Desde que foi criado, em 2021, o programa superou 3,5 mil moradias em 115 cidades. As novas casas serão construídas em terrenos cedidos pelas prefeituras, que também se responsabilizam pela infraestrutura urbana dos loteamentos. Segundo Daniel Vilela, o impacto é duplo. “Além da dignidade de ter a casa própria, essas famílias passam a ter recursos que antes iam para o aluguel. Essa iniciativa movimenta o comércio local e fortalece a economia”, salienta.
O secretário da Infraestrutura, Adib Elias, acrescentou que mudar a realidade das famílias é motivo de felicidade para o governo e fruto de um trabalho focado no cidadão. O presidente da Agehab, Alexandre Baldy, ressaltou que a expansão do programa representa um avanço. “Com isto ficamos ainda mais próximos da meta estabelecida pelo governador Ronaldo Caiado de entregar 10 mil moradias até o final de 2026”, afirma.
Parceria
O presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Paulo Vitor Avelar, destacou que o programa significa “o sonho de todo gestor, que é entregar moradia à população que mais precisa”. Já o presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), José Délio, falou das responsabilidades dos entes para realização da parceria entre Governo de Goiás e as prefeituras. “O município oferece o lote com a infraestrutura e o Estado constrói a casa. É a concretização do direito à moradia”, pontuou.
Etapas