Taíssa Queiroz
Goiânia - A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, anunciou a ampliação do programa Aprendiz do Futuro, que passa a contar com 561 novos integrantes. O anúncio foi nesta quinta-feira (8/5), no Centro de Convenções de Goiânia. O programa oferece vagas para jovens no setor público. Além disso, Gracinha também lançou um novo programa de intercâmbio sociocultural, que levará jovens goianos em situação de vulnerabilidade para a Europa.
O evento contou com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do vice-governador, Daniel Vilela, do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, da vice-prefeita de Goiânia, Cláudia Lira e do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Wellington Matos de Lima.
A coordenadora do Goiás Social explicou a importância do programa Aprendiz do Futuro na vida dos jovens. ''É o maior programa de socioaprendizagem do Brasil. Estamos falando de jovens que iniciam aos 14 anos, que têm apoio de português, matemática e têm outra visão de trabalho, de mundo''.
Gracinha Caiado e Wellington Matos de Lima (Foto: Taíssa Queiroz)
Segundo a primeira-dama, o programa muda a vida dos jovens e de suas famílias. ''Eles têm um complemento de salário, seguro, tablet. O que faz com que o Estado e a nação desenvolva é a educação. E esses meninos são o futuro de nosso Estado''.
O secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos de Lima, explicou como o programa foi organizado para que os jovens fossem incluídos no mercado de trabalho. ''O programa foi reformulado. Nós aplicamos uma metodologia junto com a Renapsi, envolvendo inteligência artificial. Aperfeiçoamos o programa, trazendo novos conceitos para oportunizar para esses jovens um caminho de superação, de entrada no mundo do trabalho de uma forma diferenciada''.
O secretário reforça que o programa acolhe a diversidade em relação aos autistas e pessoas com deficiência. ''Todos têm assento no programa. Procuramos abarcar toda a sociedade, para que todos tenham a oportunidade de participar do programa'', finalizou.
Leia mais:
Governo de Goiás anuncia expansão do programa Aprendiz do Futuro