A Redação
Goiânia - O Programa Aprendiz do Futuro chegou oficialmente à capital nesta quinta-feira (8/5), com a recepção de 561 novos jovens no Teatro Rio Vermelho, sendo 330 deles destinados a órgãos da Prefeitura de Goiânia. Durante o evento, o prefeito Sandro Mabel destacou a importância da iniciativa como uma oportunidade concreta de transformação social e profissional. O evento contou com a presença do governador Ronaldo Caiado e da coordenadora do Goiás Social, a primeira-dama Gracinha Caiado.
"Essa é uma oportunidade única para transformar suas vidas. Eu também tive uma chance assim e sei o que ela pode representar. Aproveitem ao máximo — cada um de vocês tem o potencial de ser um grande sucesso. E, se forem trabalhar na Prefeitura de Goiânia, lembrem-se de que vocês não estão lá para carregar envelope, mas para aprender e crescer", afirmou Mabel, ao destacar a importância da oportunidade que os jovens estão recebendo.
O governador Ronaldo Caiado também fez questão de reforçar a importância da dedicação ao desenvolvimento profissional. "Cada hora que vocês dedicam ao aprendizado é um passo mais perto de conquistarem seus objetivos. Um dia, quando estiverem por Goiás afora, vão olhar para trás e se orgulhar de terem feito parte dessa transformação", destacou Caiado.
A primeira-dama Gracinha Caiado, emocionada com a presença dos jovens, enfatizou o impacto do programa em suas vidas. "É impossível não nos emocionarmos ao ver tantos jovens com brilho nos olhos, com sede de oportunidades. O Aprendiz do Futuro foi criado para romper ciclos de desigualdade e abrir portas reais para todos vocês", afirmou Gracinha, lembrando que o programa nasceu com a missão de ser transformador para os jovens do estado.
Presente e futuro
O Programa Aprendiz do Futuro tem como objetivo inserir adolescentes e jovens no mercado de trabalho, oferecendo oportunidades de profissionalização, inclusão social e cidadania. Os beneficiados desempenham atividades administrativas, de informática e apoio ao atendimento ao público em diversas secretarias estaduais e órgãos públicos parceiros. Além de salário, os jovens têm direito a férias, 13º salário, vale-alimentação, vale-transporte, seguro de vida e uniforme.
O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, destacou a importância da parceria com a Prefeitura de Goiânia para alocar cerca de 300 jovens no município. "Nunca conseguimos lotar jovens na Prefeitura de Goiânia. Agradecemos imensamente ao prefeito de Goiânia por aceitar essa parceria", afirmou Matos.
Experiência
A jovem Sarah Vitória, de 15 anos, compartilhou sua experiência com o programa. "Ter o meu próprio dinheiro e ajudar em casa me ensinou a ter responsabilidade, principalmente com o horário e o respeito pelos colegas de trabalho. Quero agradecer por essa oportunidade de transformar nossa realidade", disse Sarah. Sua mãe, Rosiane, também celebrou a mudança na vida da filha. "O programa fez com que ela aprendesse o valor da responsabilidade", resumiu.
Leia mais
Gracinha Caiado apresenta programas sociais de Goiás à comitiva gaúcha