A Redação
Goiânia - Em apoio ao Maio Laranja, campanha anual de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil, o Programa Ouvir e Acolher, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc Goiás), irá promover uma série de ações de conscientização durante este mês.
Estão previstas palestras informativas, oficinas temáticas, rodas de conversa e distribuição de materiais educativos nas escolas estaduais de Goiás. As atividades planejadas vão impactar aproximadamente 1 mil unidades escolares, alcançando cerca de 530 mil estudantes e 50 mil educadores e servidores da rede de ensino.
“Intensificaremos nossas ações para garantir que as crianças e adolescentes da rede estadual da educação saibam identificar situações de risco e a quem recorrer”, afirma Rupert Nickerson, Superintendente de Atenção Especializada da Seduc e gestor do Programa Ouvir e Acolher.
As atividades serão focadas em orientar estudantes, professores e funcionários sobre como identificar casos suspeitos de abuso e exploração sexual. Quais procedimentos tomar e como e onde buscar ajuda ou realizar denúncias. “A campanha Maio Laranja é um momento crucial para reforçarmos esse compromisso dentro das nossas escolas, protegendo nossos estudantes", frisa Nickerson.
A campanha foi instituída nacionalmente em 2022, por meio da lei 14.432, que também selecionou o 18 de maio como Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, o mês de maio se tornou tempo de conscientizar, orientar, sensibilizar e educar as pessoas sobre o problema da violência sexual praticada contra adolescentes e crianças.
A fim de desmistificar o tema, o programa Ouvir e Acolher vai divulgar amplamente canais de denúncia, como o Disque 100, além de fortalecer a rede de proteção que envolve a escola, a família, os conselhos tutelares e outros órgãos. Assim, crianças e adolescentes vão reconhecer situações de risco e terão maior segurança para denunciar.
Programa Ouvir e Acolher
O Programa Ouvir e Acolher, implementado em 2023 pela Seduc Goiás em parceria com o Instituto Hortense, é dedicado a promover o bem-estar emocional e a inclusão nas escolas do Estado de Goiás.