A Redação
Goiânia - O cirurgião pediátrico e deputado federal Dr. Zacharias Calil (União Brasil) realiza neste sábado (10/5), no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), cirurgia de separação das gêmeas siamesas Kiraz e Aruna, que estão unidas pelo tórax e abdômen. O procedimento é de alta complexidade e está marcado para ter início por volta das 9 horas da manhã.
As crianças, hoje com 1 ano e seis meses, são de Igaraçu do Tietê (SP), cidade que fica a 289 km de São Paulo, e são acompanhadas pelo Dr. Zacharias Calil e sua equipe desde o início de de 2024, após os pais entrarem em contato com o especialista. Em Goiás, as crianças realizaram suas primeiras consultas e passaram por uma cirurgia preparatória em outubro, para a colocação dos expansores de pele.
Calil explica que as gêmeas são consideradas conjugadas, esquiópagas triplos e estão unidas pelo osso ísquio, que é o osso da bacia e possuem três pernas, além de terem uma segunda classificação, pois são unidas pelo tórax, abdômen e bacia, com o compartilhamento de órgãos como fígado, parte do intestino e da bexiga.
Por esse motivo, o médico realizou o primeiro procedimento, de colocação dos expansores de pele, que estimulam o crescimento mais rápido da pele. “É fundamental para podermos fazer o fechamento. Sem pele suficiente para o fechamento, os pacientes não sobrevivem”, explica Calil.
O procedimento de separação das gêmeas siamesas é de alta complexidade e de longa duração. A cirurgia envolverá mais de 10 cirurgiões de diferentes especialidades médicas, como cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, urologia pediátrica, ortopedia pediátrica, cirurgia vascular, cirurgia do aparelho digestivo e anestesiologia. Ao todo, mais de 20 profissionais atuarão diretamente no centro cirúrgico, além de outros 40 envolvidos no suporte externo. A estimativa é de que o procedimento dure mais de 15 horas, tudo oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
23ª cirurgia de Calil
Esta será a 23ª cirurgia de separação de siameses realizada pelo cirurgião pediátrico e sua equipe. Será a 2ª cirurgia realizada no Hecad, desde sua inauguração em dezembro de 2021. A primeira cirurgia realizada pela equipe no Hospital foi das gêmeas Heloá e Valentina, que foram separadas no dia 11 de janeiro de 2023 e vivem em Morrinhos, no interior de Goiás.
Leia mais: