A Redação
Goiânia - Durante o 40º Mutirão da Prefeitura de Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou 2.509 visitas a imóveis residenciais e comerciais na Região Central da capital, com foco no combate a focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. “A luta contra a dengue não pode parar. Nós vivemos um período de alerta e por isso o trabalho dos agentes de combate a endemias, com a vistoria de residências e empresas, e orientação da população, é fundamental para evitar a proliferação do mosquito e reduzir o avanço da doença”, disse o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer.
De acordo com a SMS, 28 focos de dengue foram encontrados e eliminados na região. “Cada pequeno gesto tem um grande valor para a proteção da saúde coletiva. Por isso, nós reforçamos que é preciso ter atenção a todos os pontos de acúmulo de água, como vasilhas de animais de estimação, vasos de plantas, calhas, caixas d’agua, baldes que estejam nos quintais”, alertou Luiz Pellizzer.
Goiânia registrou 11.656 casos de dengue em 2025, com predominância de circulação do sorotipo 2 do vírus. A SMS registrou 33 casos da forma mais grave da doença, que anteriormente era chamada de dengue hemorrágica, e sete mortes causadas pela arbovirose.
Serviços
A pasta ofereceu ainda diversos serviços de saúde gratuitos para a população que participou do evento. A SMS realizou 50 consultas médicas, 57 testes rápidos de Covid-19 e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aplicou 133 vacinas, além da distribuição de kits de higiene bucal, aferição de pressão e dosagem de glicemia. Segundo o titular da SMS, a edição do mutirão contou ainda com uma novidade: a realização de teleconsultas e o agendamento de exames laboratoriais.
“Os mutirões levam serviços essenciais de forma mais ágil e próxima da população. A telemedicina amplia ainda mais esse alcance, oferecendo acesso a especialistas em pediatria, cardiologia, endocrinologia, entre outros”, ressaltou o secretário. “Quem participou do mutirão pode tanto fazer a teleconsulta com o especialista no local do evento, em uma sala com TV preparada para este tipo de atendimento, quanto agendar essa consulta e levar para casa um QR Code para realizar a consulta posteriormente”, disse.
Leia mais:
Bombeiros em Goiânia resgataram homem de um poço de inspeção de esgoto