A Redação
Goiânia – O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, entregou, nesta segunda-feira (12/5), mais de 200 novos itens de mobiliário para a modernização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noroeste, localizada no Jardim Curitiba. Mabel destaca que a troca do mobiliário, além de proporcionar mais conforto aos trabalhadores, demonstra um cuidado maior com a população. “Saúde é nossa prioridade e estamos trabalhando para cuidar de quem precisa”, afirma.
“A nossa sala vermelha aqui da UPA funciona também com todos os medicamentos, a condição de estabilizar o paciente, coisa que não se tinha. A gente contava com uma sala vermelha, mas não tinha nada para fazer na sala vermelha. Hoje, você tem uma condição, e nós temos procurado que nenhum paciente grave durma na sala vermelha, que seja transferido, internado, vá para algum outro local e não fique aqui”, reforça.
“O nosso grande objetivo agora é ir para a base. O posto de emergência não pode atender casos ambulatoriais. Isso tem que ser resolvido nas UBSs, no atendimento primário. Aqui, a gente se sobrecarrega com 6 mil, 7 mil atendimentos que poderiam ser feitos nas unidades de saúde dos bairros”, explica.
Melhorias
A UPA Noroeste recebeu novas cadeiras, mesas, aparelhos de ar-condicionado, longarinas, camas hospitalares, balanças, refrigeradores para medicamentos, armários e uma série de outros itens. O secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, adiantou que será iniciado o Programa Mais Especialidades no município, com apoio do Governo Federal. A iniciativa vai ofertar consultas e exames que não são realizados na rede ambulatorial. Além disso, destacou que o chamamento de mais profissionais da saúde continua.
“A gente tem uma programação agora de chamamento de mais médicos, mais profissionais para a área da saúde, para zerar esses déficits, principalmente na atenção primária. Porque a gente ainda tem vários postos que não têm médicos, não têm enfermeiros, não têm técnicos. Algumas salas de vacina ainda permanecem fechadas. Então, a gente está fazendo um chamamento para terminar de estruturar essa rede de vacina e de atenção primária”, reforça.
Leia mais
Goianienses têm até 31 de maio para se inscrever no Aluguel Social