Ludymila Siqueira
Goiânia - As gêmeas siamesas Eliza Vitória e Yasmin Vitória, de Manaus, foram separadas na manhã desta terça-feira (13/5), durante cirurgia no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia. O procedimento foi realizado pela equipe de cirurgia pediátrica coordenada pelo médico Zacharias Calil.
De acordo com a unidade de saúde, as gêmeas entraram no centro cirúrgico às 8h02. Por volta das 9h, foram concluídas as etapas de preparação anestésica e iniciada a viabilização dos acessos centrais. A cirurgia teve início às 9h45, com a primeira incisão. Às 10h42, foi finalizada a separação do fígado, órgão compartilhado pelas irmãs, e às 11h29 foi concluída a separação total dos corpos.
A equipe de cirurgia plástica realiza agora a etapa de reconstrução das estruturas de cada uma das pacientes. O procedimento segue em andamento.
Entenda
Recém-nascidas de Manaus, Yasmin Vitória e Eliza Vitória estão internadas no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) desde 24 de abril. A cirurgia de separação foi feita pela equipe liderada pelo Dr. Zacharias Calil e outros seis profissionais, incluindo o cirurgião plástico Dr. Rogério Hamu.
Yasmin e Eliza, que completam 34 dias de nascidas nesta terça-feira, chegaram a Goiânia em uma UTI aérea providenciada pelo governo do Amazonas. A cirurgia para separar as duas meninas foi antecipada em relação à idade ideal porque foi detectada uma hipertrofia no coração de uma das gêmeas e uma alteração no quadro urológico da outra, o que exige atenção redobrada da equipe médica.