Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Segurança alimentar e nutricional

Brasil vai sediar a 5ª Conferência Global 'One Planet' entre 27 e 29 de maio

Confira programação | 14.05.25 - 00:10 Brasil vai sediar a 5ª Conferência Global 'One Planet' entre 27 e 29 de maio Brasil vai sediar a 5ª Conferência Global 'One Planet' entre 27 e 29 de maio. (Foto: Reprodução)
 
A Redação

Goiânia
- As mudanças climáticas têm impactado na segurança alimentar e nutricional, contribuindo para a escassez hídrica e a instabilidade na geração de energia. Os efeitos acarretam a perda de vidas e afetam o bem-estar de famílias em todos os países. Nesse contexto, especialistas, representantes de governos, setor privado e organizações da sociedade civil reúnem-se, entre 27 e 29 de maio, para debater soluções para a transformação de sistemas alimentares mais saudáveis e sustentáveis para as pessoas e o planeta.
 
Os diálogos ocorrerão durante a 5ª Conferência Global 'One Planet', do Programa de Sistemas Alimentares Sustentáveis. O Programa SFS é uma parceria multissetorial com o objetivo de acelerar a transformação para padrões sustentáveis de produção até o consumo de alimentos.

Em 2025, a conferência busca inspirar e encorajar formuladores de políticas públicas a tomar decisões em fóruns políticos como a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá em Belém, em novembro deste ano.
 
Nessa edição, realizada no Brasil, o evento é organizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e co-liderado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária da Costa Rica, pelo Gabinete Federal de Agricultura da Suíça (FOAG) e pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entre outros.
 
Sistemas alimentares mais justos e sustentáveis
“A 5ª Conferência Global ‘One Planet’ será um marco para fortalecer nossa ação coletiva consolidando ferramentas, conhecimentos e estratégias que impulsionam sistemas alimentares mais justos e sustentáveis, alinhando compromissos em nutrição, clima e biodiversidade com ações concretas de combate à fome e redução da pobreza”, aponta o ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
 
Ao mesmo tempo em que são impactados pelas mudanças climáticas, no Brasil, os sistemas alimentares também são responsáveis por até 37% das emissões de gases de efeito estufa, das quais a pecuária representa entre 12% e 19% do total. Além disso, a combinação do crescimento populacional global e das mudanças nos padrões alimentares provavelmente aumentará a demanda por alimentos em 56% entre 2010 e 2050.
 
Desafios
O Programa de Sistemas Alimentares Sustentáveis atua na perspectiva de aumentar a conscientização sobre diversos temas. São eles: a necessidade de transição para sistemas alimentares sustentáveis, o fortalecimento de práticas sustentáveis em todos os elos, no mapeamento e na disseminação de metodologias para apoiar a construção de sistemas alimentares mais sustentáveis e na articulação de iniciativas que gerem boas sinergias nessa direção, seja entre governos, setor privado, agricultores, consumidores, entre outros atores.
 
Para isso, participam dos encontros representantes da Convenção do Rio, que é o conjunto de três convenções ambientais: Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) e Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD). Além disso, autoridades em ministérios relevantes para os sistemas alimentares, em colaboração com seus coordenadores nacionais de sistemas alimentares e coalizões do Fórum das Nações Unidas sobre Padrões de Sustentabilidade (da sigla em inglês, UNFSS) e outras iniciativas.
 
A conferência discutirá os desafios dos sistemas alimentares e destacará soluções bem-sucedidas de todo o mundo, com foco especial no contexto regional do país anfitrião e considerando as necessidades especiais dos países mais vulneráveis. O evento se baseará nas colaborações partilhadas com o Centro de Coordenação de Sistemas Alimentares da ONU, bem como na experiência e nas ferramentas do Programa SFS e nos resultados das quatro conferências globais anteriores do programa.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351