Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiânia

Projeto Cidade Inteligente é finalista de prêmio internacional da ONU

Votação segue aberta até as 17h | 14.05.25 - 18:01 Projeto Cidade Inteligente é finalista de prêmio internacional da ONU Projeto Cidade Inteligente é finalista de prêmio internacional (foto: Alex Malheiros)

A Redação

Goiânia
- A Parceria Público-Privada (PPP) Cidade Inteligente, da Prefeitura de Goiânia, foi selecionada entre os finalistas do Prêmio UNECE PPP e Infraestrutura 2025, promovido pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece). A votação popular, que ajuda a escolher os projetos mais inspiradores, segue aberta até as 17h desta quarta-feira (14/5).

A premiação reconhece projetos de PPP que sejam inclusivos, replicáveis e alinhados ao desenvolvimento sustentável. O objetivo é incentivar a cooperação entre os setores público e privado, instituições financeiras e a sociedade civil, promovendo boas práticas em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
 
A PPP Cidade Inteligente Goiânia é a primeira iniciativa do tipo implementada em uma capital brasileira e já está em operação. O projeto integra iluminação pública, telecomunicações e geração de energia solar. Entre 62 propostas submetidas, Goiânia se destaca como o único projeto brasileiro finalista, com a instalação de mais de 178 mil lâmpadas de LED, 853 km de fibra óptica, 1.828 câmeras de videomonitoramento, 75 pontos de Wi-Fi gratuito, 12 milhões de kWh/ano em energia solar, além de totens de emergência e catracas inteligentes, que estão sendo implantados gradualmente na cidade.
 
A iniciativa vai além da modernização da iluminação e do acesso à internet: fortalece a segurança pública, democratiza a conectividade, investe em energia limpa e descarbonização, protege a comunidade escolar e cria as bases para novos serviços públicos digitais e gratuitos à população.
 
“O programa Smart City, Cidade Inteligente, está sob a responsabilidade da Secretaria da Fazenda. Trata-se de uma PPP moderna, que contempla diversas frentes na cidade. Para nós, e para o cenário brasileiro, é uma grande satisfação saber que essa iniciativa é finalista de um prêmio tão relevante, oferecido pelas Nações Unidas por meio da sua Comissão Econômica, especialmente para Goiânia”, afirma o secretário da Fazenda, Valdivino de Oliveira.
 
Segundo ele, o prefeito Sandro Mabel já planeja lançar novas Parcerias Público-Privadas. “A experiência atual da prefeitura com PPPs é conduzida pela Sefaz. Acredito que outras iniciativas poderão ser incorporadas aos objetivos da secretaria. O prefeito Sandro Mabel está muito entusiasmado com o projeto por diversas razões, como a melhoria na iluminação e na segurança. As câmeras vão transmitir imagens para um centro de operações, que estará integrado à Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal e Guarda Civil Metropolitana. Isso certamente vai fortalecer o combate à criminalidade na cidade”, destaca o secretário.
 
Os projetos são avaliados com base no modelo das “People-first PPPs”, considerando cinco dimensões: Acesso e equidade, eficácia econômica, sustentabilidade ambiental, governança institucional, e impacto replicável e escalável. Os finalistas que concorrerão com Goiânia no Fórum que ocorre entre 14 e 16 de maio de 2025 em Belgrado, na Sérvia, são: - Senau, do Senegal; Mobilidade Urbana da Sérvia; Fargo-Moorhead dos Estados Unidos (EUA); e Bukhara do Uzbequistão. 

Leia mais:

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351