A Redação
Goiânia - A cidade de Nova Veneza, na região metropolitana de Goiânia, está em ritmo acelerado para o tradicional Festival Italiano, que será realizado de 5 a 8 de junho, e a expectativa da organização é de receber mais de 120 mil visitantes durante os quatro dias de evento.
A poucos dias da festa, os preparativos não param. A cidade, que tem pouco mais de 10 mil habitantes, se transforma para oferecer o melhor da culinária típica italiana, com receitas passadas de geração em geração e uma produção de dar inveja a qualquer cantina profissional.
Um dos pontos mais emblemáticos do festival, a Cantina da Nonna, já está a todo vapor. Sob o comando da chef Vânia Alves, uma equipe de 30 pessoas trabalha desde o início de maio nos bastidores da produção de carnes e molhos.
Foram compradas 25 vacas para abastecer os pratos mais pedidos do festival. “Ao lado da carbonara, da polenta frita e da bolonhesa, a porpeta é uma das estrelas da festa, e precisamos nos antecipar muito para fazer as milhares de pelotas de carne”, conta Vânia.
Além da carne bovina, 2,5 toneladas de frango já estão sendo preparadas. Segundo a chef, o trabalho antecipado é fundamental para dar conta da demanda. “As carnes são cortadas, temperadas, porcionadas e congeladas agora, pois não teríamos tempo hábil para desossar, moer e cozinhar as pelotas no dia. Todo o restante é fresco. O macarrão é cozido no dia e os molhos também preparados na hora”, detalha.
No campo
Além do empenho na cozinha, o Festival Italiano também movimenta os produtores rurais da região. Um dos parceiros da festa é o agricultor Rodrigo Leles do Nascimento, que, ao lado do irmão Emanoel José Leles, cultiva tomate na região de Santa Bárbara.
Com a colheita programada para a semana do festival, ele irá fornecer 60 kg de tomate cereja especialmente plantados para o evento. “O lote foi plantado em estufas no mês de abril e será colhido bem fresquinho para garantir a qualidade dos pratos. Queremos contribuir para que o festival possa ser referência em gastronomia italiana”, diz Rodrigo, com orgulho.
O festival
O Festival Italiano de Nova Veneza não se resume à comida: é uma celebração da cultura, das raízes e da identidade dos moradores da cidade. Além das dezenas de pratos típicos, o evento também contará com apresentações folclóricas, música ao vivo, danças típicas e encenações da imigração italiana.