Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

INTERNACIONAL

Senado da Itália aprova novas regras para cidadania italiana

Objetivo é reforçar vínculo real com o país | 16.05.25 - 10:44 Senado da Itália aprova novas regras para cidadania italiana Itália restringe regras para obtenção de cidadania (foto: reprodução X)

A Redação

Goiânia
- O Senado da Itália aprovou novas regras que restringem o direito à cidadania italiana por descendência. Com 81 votos a favor e 37 contrários, o novo texto determina que apenas pessoas com pelo menos um dos pais ou avós nascidos na Itália poderão solicitar a cidadania.
 
O objetivo, segundo o governo, é combater abusos como a “comercialização de passaportes” e reforçar o vínculo real com o país. A proposta segue agora para votação na Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (19/5), mas já está em vigor desde março.
 
As novas regras não afetam quem já possui a cidadania italiana. Um dos principais pontos da mudança é a criação de um escritório centralizado em Roma, que substituirá os consulados no processo de reconhecimento de novos cidadãos.
 
Segundo o ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, a medida “valoriza o vínculo efetivo entre a Itália e o cidadão residente no exterior” e reafirma que “a cidadania deve ser algo sério”.

Leia mais:
Portugal restringe visto para quem vai morar no país a trabalho; como isso afeta brasileiros?

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351