Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Equipe da prefeitura na premiação (Foto: divulgação)A Redação
Goiânia – O projeto de Parceria Público-Privada (PPP) Cidade Inteligente da Prefeitura de Goiânia conquistou o 3º lugar na 9ª edição do Prêmio UNECE PPP e Infraestrutura 2025, promovido pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE). A premiação reconhece iniciativas de PPP que se destacam por sua inclusão, sustentabilidade e capacidade de serem replicadas em outras regiões.
Goiânia foi a única cidade brasileira finalista entre os 62 projetos submetidos por países de todo o mundo. A PPP Cidade Inteligente é pioneira no Brasil e já está em operação, integrando iluminação pública, telecomunicações e geração de energia solar. Entre os principais avanços, já foram instaladas mais de 28 mil luminárias de LED, parte do total de 178 mil previstas, além de 853 km de fibra óptica, 1.828 câmeras de videomonitoramento, 75 pontos de Wi-Fi gratuito, 12 milhões de kWh/ano de energia solar, totens de emergência e catracas inteligentes em implantação.
“Esse reconhecimento da ONU reforça que estamos no caminho certo. A PPP Cidade Inteligente é um projeto transformador, que une inovação, sustentabilidade e mais segurança para a população. Já implantamos mais de 28 mil luminárias de LED e vamos seguir avançando para fazer de Goiânia uma cidade referência em tecnologia e qualidade de vida”, destacou o prefeito Sandro Mabel.
Além de Goiânia, concorreram ao prêmio os projetos de Senau (Senegal), Mobilidade Urbana da Sérvia, Fargo-Moorhead (EUA) e Bukhara (Uzbequistão), durante o fórum realizado entre 14 e 16 de maio de 2025, em Belgrado, na Sérvia. Leia mais Mabel ressalta força da Pecuária para economia de Goiânia