A Redação
Goiânia - Nos primeiros quatro meses de 2025, a Prefeitura de Goiânia realizou 44 edições do Mutirão dos 100 dias. Segundo relatório elaborado pela Assessoria Especial de Monitoramento e Avaliação da Secretaria de Governo, a gestão do prefeito Sandro Mabel priorizou ações sociais.
O relatório destaca a realização de 202 mil operações de tapa-buracos, mais de 150 mil atendimentos em saúde, recolhimento de mais de 500 mil toneladas de entulho por meio do consórcio Limpa Gyn, aplicação de cerca de 20 mil toneladas de asfalto e recolhimento de mais de 16 mil pneus. A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) executou mais de 11 milhões de metros quadrados de roçagem mecanizada e mais de 30 milhões de metros quadrados de roçagem costal.
Desde a primeira edição, em janeiro, os serviços de limpeza e zeladoria urbana foram prioridade diante do acúmulo de resíduos e problemas de infraestrutura. A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) realizou operações de tapa-buracos, construção de meio-fio, contenção de erosões, recuperação e limpeza de bocas de lobo, poços de visita e galerias pluviais, além da reposição de tampas e reparos em trechos de vias pavimentadas.
A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semadhs) realizou mais de 7 mil atendimentos sociais, com mais de 3 mil inscrições no CadÚnico e distribuição de cerca de 3 mil cestas básicas. A pasta também intensificou ações educativas com distribuição de folders informativos sobre campanhas de direitos humanos, acessibilidade, igualdade racial, população LGBTQI+, migrantes e indígenas, além de orientações sobre canais de denúncia e serviços de proteção à mulher.
Na área da saúde, os mutirões ofertaram mais de 150 mil atendimentos, com consultas médicas em diversas especialidades, vacinação, testes rápidos, aferição de pressão arterial e glicemia. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) distribuiu gratuitamente repelentes, kits de higiene bucal, aplicou vacinas antirrábicas e intensificou vistorias domiciliares para o combate à dengue. Agentes vistoriaram residências para orientar moradores e eliminar focos do mosquito.
No combate ao descarte irregular de entulho, a Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic) intensificou a fiscalização, com a retirada de mais de 6 mil engenhos publicitários e autuação de proprietários de lotes vagos.
A Secretaria Municipal de Educação atendeu à população com serviços como telematrícula, informações sobre o Bolsa Família, revitalização de unidades educacionais, entrega de parquinhos, oficinas pedagógicas, retirada de materiais inservíveis, apoio a salas de recursos multifuncionais e entrega de refeições.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (Sedicas) prestou atendimento ao trabalhador com encaminhamento profissional e emissão de Carteira de Trabalho, além de apoiar a realização da Feira do Empreendedorismo e a instalação da Casa do Empreendedor.
Leia mais