Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

DESTAQUE

Família Naves: das raízes em São Paulo ao legado em Minas Gerais desde 1653

Conheça a história | 20.05.25 - 10:36 Família Naves: das raízes em São Paulo ao legado em Minas Gerais desde 1653 Árvore genealógica da família Naves (foto: divulgação)
Jales Naves 

Especial para A Redação

A Redação 
 - Três povoados, importantes na estruturação do Brasil como Nação, abrigaram os primeiros Naves brasileiros, a partir de 1650, quando chegou o pioneiro João de Almeida Naves, português, na época com uns 25 anos de idade. Ele se instalou na vida de São Paulo, que estava se organizando como centro social e econômico, onde se casou com a brasileira Maria da Silva Leite e ali teve três dos seus 10 filhos, constituindo as duas primeiras gerações dos Naves brasileiros. Em seguida, a família se transferiu para a vizinha Santana de Parnaíba, base dos bandeirantes paulistas que se aventuraram pelo país em busca de minérios e escravos, onde foram criados os demais integrantes da segunda geração e igualmente da terceira geração. Dando sequência a essa movimentação pelo país, deslocaram-se para Lavras, MG, onde formaram um expressivo núcleo familiar, em especial a quarta, a quinta e a sexta gerações dos Naves nascidos no Brasil.

O capitão João de Almeida Naves, que viveu pouco mais de 90 anos, foi pessoa influente na sua comunidade, participando ativamente da vida política, econômica e social de Santana de Parnaíba, SP, principalmente como administrador daquela vila, na função de Procurador Municipal. Ele nasceu na Freguesia de Algodres, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda, no bispado de Viseu, em Portugal, e foi batizado no dia 17 de dezembro de 1624, na Igreja de Santa Maria Maior, desse bispado. Era filho de Balthazar José Naves e Maria Sebastiana Naves, nascidos por volta de 1600 e casados nessa igreja em 4 de dezembro de 1622. João faleceu em 11 de março de 1715, em Santana de Parnaíba.
 
As informações foram extraídas do inventário de João de Almeida Naves; do boletim “Notícias de Naves”, da Editora Naves, de Goiânia; e dos livros “A história da família Naves no Brasil”, das professoras Maria Helena Fernandes Cardoso e Vicentina Naves Fernandes, e “Árvore genealógica da família Naves brasileira”, do pesquisador Nilson N. Naves, ambos com a participação do jornalista Jales Naves.
 
Família
Os dados ainda não estão completos quanto à data exata da chegada dele ao Brasil num momento de mudanças.
João de Almeida Naves soube aproveitar as oportunidades que surgiram: inicialmente ficou na futura cidade de São Paulo para se organizar, casando-se com a paulista Maria da Silva Leite provavelmente em 1653, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, onde foram batizados os três primeiros de seus 10 filhos – o primogênito Baltasar, que recebeu o nome do avô paterno, em cerimônia no dia 6 de maio de 1654; João, para lembrar do pai e do avô materno, em 23 de outubro de 1655; e Joanna de Almeida Naves, em junho de 1657.
 
Também ainda não se pode afirmar quanto tempo morou na vila de São Paulo.
 
Os outros sete filhos, todos assinando ‘de Almeida Naves’, nasceram em Santana de Parnaíba: Maria, homenageando a avó paterna e a mãe, em 1969; Isabel, em 1670; José, em 1975; Florência, ainda sem data de nascimento conhecida; Luís, de 1682; e, caçula, Úrsula, em homenagem a avó materna, em 1688.
 
Três filhos não se casaram: Baltasar, João e Luís.

Leia mais:
João Batista Naves tem nome em homenagem a santo reverenciado

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351