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Economia

Sandro Mabel recebe Plano Estratégico do Turismo de Goiânia

Documento foi elaborado pelo setor | 13.06.25 - 12:31 Sandro Mabel recebe Plano Estratégico do Turismo de Goiânia Sandro Mabel, Marcelo Baiocchi e demais representantes do setor turístico e autoridades (Foto: Alex Malheiros)A Redação
 
Goiânia – O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, recebeu na manhã desta sexta-feira (13/6) o Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico de Goiânia (PEDT GYN 2025–2028). O documento, que apresenta as ações que devem orientar o crescimento do turismo na capital nos próximos anos, foi construído por meio de parceria entre a Agência Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur), Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), Sebrae Goiás, Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) e Fecomércio-GO.
 
O plano se baseia no conceito de Destino Turístico Inteligente, que reúne inovação, tecnologia, segurança, acessibilidade, sustentabilidade, mobilidade e criatividade. Entre as ações previstas estão a modernização da infraestrutura turística, a ampliação dos serviços oferecidos aos visitantes e a capacitação de trabalhadores da área.
 
 “É um marco importante para consolidar Goiânia como um destino turístico, atrair investimentos e gerar novas oportunidades de trabalho. Esse plano chega para nos ajudar a organizar e potencializar o que já temos, além de abrir novas possibilidades para atrair mais visitantes”, afirmou.
 
Mabel destacou algumas das estratégias previstas, como a criação de rotas turísticas, entre elas, a do estilo Art Déco, e a realização de grandes eventos. “Queremos inserir Goiânia na rota nacional de grandes shows. A Cidade da Música, por exemplo, será um espaço para 100 mil pessoas e vai permitir que espetáculos que passam por São Paulo, Rio e Belo Horizonte também venham para cá”. Segundo Mabel, entre as ações previstas, estão também o fortalecimento de eventos esportivos, como o Grande Prêmio de Motovelocidade e a tentativa de trazer um campeonato mundial de vôlei de praia.
 
A presidente da GoiâniaTur, Nárcia Kelly, destacou que o plano foi construído com base em entrevistas com turistas, moradores e representantes do setor, identificando as principais vocações turísticas da cidade. “Goiânia tem uma dificuldade histórica em definir sua identidade turística. Mas Goiânia tem muito a oferecer e precisa se reconhecer como destino”, afirmou.
 
O presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi, ressaltou a importância da união entre o setor público e privado. “O Plano Estratégico é uma parceria inédita que vai inserir e consolidar a capital de Goiás no roteiro dos principais destinos do Brasil”, disse.
 
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