A Redação
Goiânia - A prefeitura de Aparecida de Goiânia realiza a revitalização das praças públicas e academias abertas do município. As ações envolvem a reforma de pistas de caminhada, manutenção de playgrounds infantis, pintura e reposição de equipamentos das academias, além da recuperação de bancos, pergolados e demais estruturas de uso coletivo.
Nesta última semana, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) atuou na manutenção e revitalização da praça localizada na Avenida W5, no Setor Santa Luzia. A ação integrou os serviços oferecidos à comunidade durante o Mutirão da prefeitura. Na Vila Brasília, a pista de caminhada e a academia ao ar livre da Avenida Anápolis também passaram por reforma completa. O mesmo trabalho já foi executado em outras localidades, como o Parque da Família, Parque Lafaiete, Praça do Fórum e Praça do Madre Germana, com serviços de solda, pintura e reposição de balanços e aparelhos.
“Estamos cuidando da nossa cidade com atenção e compromisso. As praças são espaços de lazer, de encontro entre famílias, de prática de atividade física e também de acolhimento social. Por isso, precisam estar bem cuidadas. A zeladoria urbana é um dos focos da nossa gestão, porque acreditamos que uma cidade organizada e limpa eleva a autoestima das pessoas e devolve o orgulho de ser aparecidense”, afirma o prefeito Leandro Vilela.
A cidade de Aparecida conta hoje com 187 praças. Esses espaços começaram a ser implantados na gestão do ex-prefeito Maguito Vilela e tiveram continuidade na administração de Gustavo Mendanha.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Wagner Siqueira, destaca que o trabalho de revitalização é contínuo e abrange todos os bairros da cidade. “Estamos reformando todas as 187 praças da cidade, com recuperação das academias, brinquedos e áreas de convivência. É importante que cada morador use com consciência e nos ajude a preservar esse patrimônio. Vandalismo só gera mais custos e prejudica toda a comunidade”, pontua.
Ele lembra ainda que os recursos públicos usados para reparar equipamentos danificados poderiam estar sendo aplicados em novas benfeitorias. “Por isso, o uso responsável dos espaços públicos é fundamental para uma cidade mais humana, funcional e acolhedora”, finaliza.
Já o superintendente de Desenvolvimento Urbano, Antonio Neto, reforça que os espaços públicos ficaram sem manutenção adequada nos últimos anos, mas agora o cenário começou a mudar. “Na gestão passada, as praças foram completamente esquecidas. Hoje, as equipes da SDU estão atuando com firmeza para manter esses locais organizados, bonitos e prontos para o uso da população. Esse é um compromisso da gestão com o bem-estar do povo”, afirma.