Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiânia

Falta de iluminação afasta frequentadores do Parque Bernardo Élis

Escuridão já dura quase um mês | 01.07.25 - 07:46 Falta de iluminação afasta frequentadores do Parque Bernardo Élis Escuridão toma conta do Parque Bernardo Élis, em Goiânia (Foto: enviada via WhatsAPP)
Adriana Marinelli 
 
Goiânia - Por mais de 20 noites seguidas, quem passa pelo Parque Bernardo Élis, localizado na divisa dos setores Jardim Europa, Celina Parque e Novo Horizonte, em Goiânia, encontra um cenário preocupante. É que o local está completamente às escuras, com exceção da quadra de esportes, que em algumas noites tem a iluminação acionada. Moradores e frequentadores relatam abandono por parte do poder público e dizem temer pelo agravamento da insegurança.
 
“Está um breu completo. A gente não vê mais ninguém no parque à noite. Eu moro bem em frente e vejo isso todos os dias”, conta Solange Gualberto, moradora do Setor Celina Parque. Ela afirma que os problemas foram relatados no aplicativo da Prefeitura de Goiânia, mas até agora nenhuma providência foi tomada. “Parece que ninguém se importa. Só vão fazer alguma coisa quando algo grave acontecer”, desabafa ao citar que lâmpadas da Avenida Milão, que fica às margens do parque, foram trocadas recentemente. "Mas o Bernardo Élis foi ignorado". 
 
A escuridão, segundo os moradores, tem facilitado a presença de moradores de rua e usuários de drogas. A base da Guarda Civil Metropolitana (GCM), instalada dentro do parque, não tem sido suficiente para inibir a presença de quem frequenta o parque para uso de entorpecentes. “A gente quase não vê viatura da GCM por aqui. Mesmo com a base montada, é como se a segurança tivesse sumido”, comenta Solange.

Moradores de um condomínio residencial vizinho ao parque relatam que a situação ficou mais preocupante exatamente nos últimos 20 dias, quando o local passou a ficar completamente no escuro. Segundo relatos, usuários de drogas passaram a circular com frequência nos arredores do condomínio e, em pelo menos duas ocasiões, invadiram o espaço pulando o muro que o separa do parque. Em uma das madrugadas, bicicletas foram furtadas do estacionamento. Na outra, um funcionário percebeu a tentativa de furto e conseguiu render o suspeito até a chegada da Polícia Militar.
 
Frequentador do parque, o analista de sistemas Renato Mariano Caruzo, morador do Setor Novo Horizonte, costuma correr no local após as 19h30, depois que chega do trabalho. Ele conta que precisou mudar sua rotina por causa da escuridão. “Ficou impossível usar o parque à noite. A gente vai ficando sem opção, e isso em uma área que deveria ser de lazer e bem-estar.”
 
Renato lembra que, no último dia 13 de junho, representantes da Prefeitura de Goiânia estiveram a poucos metros do parque, para inaugurar a nova iluminação de LED do Setor Novo Horizonte. “Parecia piada. Estavam inaugurando iluminação a pouquíssimos metros de um parque tomado pela escuridão”, ironiza.
 
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Goiânia, que informou, por meio A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), que as lâmpadas do parque foram trocadas, conforme programação do projeto Brilha Goiânia, porém, houve furto de fiação pouco tempo após a troca. "A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) fará o levantamento do material furtado para que a reposição do material seja feita o mais breve possível, dentro da legalidade de aquisições de bens pelo poder público", completa a nota. 

Leia mais:
Moradores e comerciantes reclamam da falta de luz em viela do Setor Sul

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351