Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Luto

Morre em Goiânia o cartunista Jorge Braga

Relembre um pouco do trabalho do artista | 01.07.25 - 10:50 Morre em Goiânia o cartunista Jorge Braga jORGE bRAGA (Foto: divulgação)
Adriana Marinelli

Goiânia
- Morreu nesta terça-feira (1º/7), em Goiânia, o cartunista Jorge Braga. A causa da morte estaria ligada a complicações decorrentes de enfisema pulmonar. Mineiro de nascimento e goiano de coração, Braga marcou gerações com seu traço inconfundível e atuação de destaque no cenário dos quadrinhos e charges em Goiás.
 
Natural de Patos de Minas (MG), Jorge Braga nasceu em 1957 e começou sua trajetória nos jornais A Benção e Jornal dos Municípios, aos 13 anos de idade. No início da década de 1970, mudou-se para Goiás, onde consolidou sua carreira como um dos mais importantes cartunistas do País. 
 
Ao longo dos anos, colaborou com veículos como Cinco de Março, Folha de Goiaz, Opção, Diário da Manhã, O Popular e Jornal do Tocantins. Também foi editor de arte em emissora de televisão, além de atuar no teatro, promover festivais de humor e apresentar shows humorísticos.
 
Seu trabalho ultrapassou fronteiras e chegou a publicações nacionais e internacionais, como O Globo, Jornal do Brasil, O Pasquim, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Revista Veja e até o The World News, de Orlando, nos Estados Unidos.
 
Entre suas contribuições marcantes estão o lançamento das primeiras revistas em quadrinhos de Goiás (Badião e Romãozinho) e a edição do primeiro livro de charges sobre a criação do estado do Tocantins, intitulado 'Palmas e Vaias'.

Leia mais:
Gibiteca Jorge Braga promove mergulho no mundo dos quadrinhos há 3 décadas

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351