A Redação
Goiânia - O governador em exercício, Daniel Vilela, assina nesta quinta-feira (3/7) o ato de transferência da capital do Estado para o município de Trindade. A solenidade de instalação simbólica dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário será realizada às 7h30, no Carreiródromo Ada Cyra, abrindo o tradicional Desfile de Carros de Boi, Cavaleiros e Muladeiros, que integra a programação da Romaria em Louvor ao Divino Pai Eterno.
Conforme a Lei Estadual nº 22.813/2024, a mudança ocorre anualmente na quinta-feira que antecede a data de encerramento da festa. O objetivo é reforçar o valor cultural e religioso do evento, que atrai milhões de romeiros todos os anos. Após a solenidade, Vilela acompanhará o desfile juntamente com outras autoridades. A expectativa da Associação de Carreiros de Goiás é receber aproximadamente 500 carros de boi.
Essa é a segunda vez que o município recebe o título honorário de capital goiana, em cumprimento à Lei Estadual nº 22.813, de 27 de junho de 2024, de autoria do deputado estadual Cristiano Galindo.
O prefeito de Trindade, Marden Junior destacou o valor histórico do título. “É uma grande honra ver Trindade se tornar, ainda que simbolicamente, a capital do nosso Estado em um dos maiores eventos religiosos do Brasil. Isso valoriza nossa cultura, nossa fé e a força do nosso povo”, afirmou.