Jales Naves
Especial para AR
Goiânia - Natural de Nova Iorque, EUA, 81 anos, e professor de Fotografia da Universidade Federal de Goiás, aposentado, Thomas Roland Hoag faleceu na madrugada desta quinta-feira (3/7), em Goiânia, e seu corpo foi sepultado no cemitério Parque Memorial.
Ele foi um dos primeiros docentes contratados pela UFG ao montar o Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, e contribuiu na consolidação do trabalho de formação de novos profissionais da imprensa em Goiás, como exigia a legislação que regulamentou a profissão de Jornalista.
Em nota, a Associação Goiana de Imprensa lamentou a sua morte, destacando que ele soube conciliar técnica e sensibilidade para orientar seus alunos na arte da Fotografia, na captação de momentos que refletiam aquele fato em análise ou que retratavam com um olhar diferenciado cenas do cotidiano, como ressaltou o presidente da AGI, Valterli Guedes. Atuou também em diversos veículos de comunicação, como o “Jornal do Brasil”, e no Governo de Goiás.
O docente faz parte da história do Curso de Jornalismo da UFG: foi um dos integrantes da primeira turma de professores dessa graduação, criada por meio de uma resolução em 1966 junto ao antigo Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). O curso começou a se consolidar com a criação do Departamento de Comunicação Social, chefiado pelo professor Modesto Gomes da Silva, do Curso de História.
Thomas ingressou no Departamento de Comunicação do ICHL por concurso público, em 1970, juntamente com Hélio Furtado do Amaral, Francisco Eduardo Ponte Pierre, José Carlos da Rocha Carvalho, Valquíria Braga dos Santos e Taylor Oriente. Foi o quarto professor admitido para o Curso de Jornalismo. Antes dele, apenas Antônio Maia Leite, Valquíria dos Santos e Modesto Gomes. Depois é que chegaram novos nomes.
A AGI enviou à Redação a seguinte mensagem:
A Associação Goiana de Imprensa lamenta informar o falecimento do professor Thomas Roland Hoag, 81 anos, ocorrido nesta quinta-feira, dia 3, em Goiânia. Um dos primeiros docentes contratados para lecionar no então recém-criado Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Goiás, em 1970, muito contribuiu, com sua experiência, para a consolidação desse trabalho de formação técnica de novos profissionais da imprensa.
Norte-americano de nascimento e desde o final dos anos 1960 no Brasil, para evitar a convocação para lutar na guerra do Vietnã, era formado em Comunicação pela Universidade de Miami e Fotojornalismo com Wilson Hicks, na época editor de Fotografia da revista “Life”.
Conciliando técnica e sensibilidade, soube orientar seus alunos na arte da Fotografia, na captação de momentos que refletiam aquele fato em análise e retratavam com um olhar diferenciado cenas do cotidiano. Atuou também em diversos veículos de comunicação e sempre teve seu trabalho ressaltado por todos.
Aposentou-se como Professor de Fotografia da UFG,
A AGI se solidariza com a família, amigos, colegas e ex-alunos neste momento de profunda dor e manifesta as mais sinceras condolências.