A Redação
Goiânia - O sistema de metronização, que usa inteligência artificial para priorizar ônibus nos cruzamentos semafóricos, será expandido para novas linhas e faixas exclusivas em Goiânia. Atualmente em operação no corredor BRT Leste-Oeste, a tecnologia já reduziu o tempo de viagem entre os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia. Com a medida, a velocidade média dos coletivos subiu de 15 km/h para 22 km/h, e a meta é atingir 25 km/h nos próximos meses.
A expectativa da gestão é implantar o sistema em 200 quilômetros de corredores em até quatro anos. O prefeito Sandro Mabel afirma que o objetivo é tornar o transporte coletivo mais eficiente e atrativo, incentivando a população a deixar o carro em casa. “Além dos dois eixos do BRT, vamos expandir às demais linhas ou faixas exclusivas de ônibus”, afirma.
A metronização funciona por meio de sensores instalados nas vias e nos veículos, que enviam informações a uma central para liberar os semáforos na aproximação dos ônibus, reduzindo paradas e melhorando a fluidez. O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, explica que a expectativa é de que os ganhos operacionais se ampliem à medida que a metronização avance nos corredores da cidade. “O próximo trecho que receberá essa tecnologia será os 6km entre os terminais Praça da Bíblia e Praça A. A previsão é que comece a rodar até o final do segundo semestre”, explica.
Segundo a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), no trecho onde a tecnologia já opera, o número de paradas caiu de quatro para uma. Além da expansão do sistema, a prefeitura também prevê a retomada dos ônibus menores sob demanda, conhecidos como “citybus”, como parte da estratégia para tornar o transporte público mais funcional e competitivo.