Adriana Marinelli
Goiânia - A cidade de Trindade, conhecida como a capital da fé em Goiás, recebeu 4,3 milhões de fiéis durante os 10 dias da Romaria do Divino Pai Eterno 2025, encerrada no domingo (6/7). O número representa um crescimento de 14% em relação ao ano passado, consolidando o evento como o maior do Centro-Oeste e um dos maiores do país no calendário religioso.

Fiéis lotaram ruas perto do Santuário Basílica (Foto: Prefeitura de Trindade)
O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (7/7) pela Prefeitura de Trindade, que também apontou impacto direto na economia local. Segundo a gestão municipal, a Romaria movimentou cerca de R$ 45 milhões e gerou aproximadamente 6 mil empregos temporários, entre vagas diretas e indiretas.
Segurança
A segurança foi outro destaque da edição deste ano. Com reforço no policiamento, não foram registrados crimes graves, como homicídios, estupros ou roubos. Os casos de furto caíram 60% em relação à edição anterior, segundo os dados apresentados pela prefeitura.
O trabalho das forças de segurança também resultou na recaptura de foragidos da Justiça. O número de prisões desse tipo teve um aumento de 260% na comparação com a Romaria de 2024.
Tradição
A Romaria do Divino Pai Eterno ocorre todos os anos e atrai fiéis de todas as partes do Brasil, que percorrem quilômetros a pé, a cavalo, em carros de bois ou de bicicleta para agradecer promessas e renovar a fé.
A edição deste ano contou com uma novidade:
a estreia do sino Vox Patris, considerado o maior sino de badalo do mundo. A peça tem 55 toneladas, quatro metros de altura e 4,5 metros de diâmetro. Foi fabricada na Polônia e chegou um pouco antes da festa religiosa à cidade de Trindade, onde ficará de forma permanente, ao lado dos sinos São João e São Lucas. Atualmente os sinos estão no canteiro de obras do Novo Santuário e atraíram olhares curiosos de muitos fiéis que se deslocaram até Trindade durante a Romaria 2025.
Leia mais:
Romaria do Divino Pai Eterno 2025 marca 185 anos de devoção