Ludymila Siqueira
Goiânia - Foi inaugurada nesta terça-feira (8/7) pelo governador Ronaldo Caiado e pela primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, a nova Casa da Pessoa Idosa. O espaço, localizado na Vila Mutirão, em Goiânia, é resultado de um investimento superior a R$ 13 milhões em obras de reconstrução. Trata-se de um local que oferece padrão de excelência para acolhimento e atendimento gratuito a pessoas idosas em situação de vulnerabilidade.
Casa da Pessoa Idosa na Vila Mutirão, na Região Noroeste de Goiânia
(Foto: Ludymila Siqueira/A Redação)
A unidade conta com 24 lares temporários totalmente mobiliados e ocupa uma área de 5,4 mil metros quadrados. Além do abrigo temporário, a Casa funciona como Centro-dia público, oferecendo cuidados e atividades diurnas para os idosos, que retornam para suas residências ao final do dia. Segundo a gestão estadual, é o primeiro espaço desse porte e com essa finalidade entregue em Goiânia, com a expectativa de que o modelo seja replicado em outras regiões do Estado, beneficiando um número ainda maior de idosos.
Em entrevista à imprensa, Caiado definiu a entrega como "muito significativa". "É um projeto que traz o nome da ex-primeira-dama Dona Iris, porque é um projeto inicialmente implantado pelo saudoso Iris Rezende. Aqui, todas as casas têm o que há de mais moderno e de melhor qualidade para atender as pessoas idosas que precisam de atendimento", ressaltou.
Caiado ainda detalhou sobre o modelo Centro-dia. "É muito importante para que a idosa e o idoso venham ao local e tenham toda uma condição de atendimento médico, psicológico, fisioterapia, com todas as atividades que podem fazer no decorrer do dia. É um padrão de excelência, é um projeto feito com amor e qualidade", detalhou o governador.
Secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos de Lima, primeira-dama Gracinha Caiado, vice-governador Daniel Vilela,
governador Ronaldo Caiado,com idosas que recebem apartamento mobiliado na Casa da Pessoa Idosa
(Foto: Ludymila Siqueira/A Redação)
A primeira-dama Gracinha Caiado afirmou que a inauguração da Casa da Pessoa Idosa é um momento importante para Goiás. "Para mim, é uma alegria muito grande. São 24 apartamentos entregues com toda uma mobília, porque muitas vezes a idosa e o idoso chegam sem ter nenhuma cama para dormir. Então, é nosso dever poder ajudá-los, até porque o número de idosos no País tem crescido cada vez mais", enfatizou.
As obras foram acompanhadas pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), e o espaço inclui centro de convivência, refeitório, piscina, salão de festas, salas de informática, espaços para artesanato e terapia ocupacional, academia equipada com equipamentos de pilates e para reabilitação fisioterápica, área administrativa e espaço para descanso de funcionários plantonistas.
(Foto: Ludymila Siqueira/A Redação)
O presidente da Goinfra, Pedro Sales, pontuou que a ideia inicial era reforma, mas, após avaliação da Agência, foi observado que o melhor seria a reconstrução do espaço. "Nós fizemos uma estrutura totalmente nova, com um investimento de mais de 13 milhões. Com certeza, é um local que vai contribuir de forma muito positiva para a comunidade aqui da região Noroeste de Goiânia. Como essa infraestrutura, nenhum outro Estado do Brasil tem igual", descreveu.