A Redação
Goiânia - Com um crescimento de 21,1% em ativos totais só em 2024, o cooperativismo financeiro brasileiro segue em plena expansão, mais que o dobro do avanço das demais instituições financeiras (10,5%), segundo o Banco Central. Em Goiás, as cooperativas superaram a marca de 600 mil cooperados no ano passado, o que representa quase 9% da população estadual, conforme o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2024. Inserida nesse cenário de relevância crescente, a Sicoob UniCentro Br celebrou seus 33 anos de fundação com um almoço especial em Goiânia, homenageando cooperados pioneiros que ajudaram a construir sua trajetória.
Durante a celebração, os primeiros cooperados da instituição foram reconhecidos com certificados de honra e presentes personalizados. A solenidade também contou com uma palestra do psicólogo e conferencista Eduardo Mesquita, que falou sobre “Propósito e Legado”, destacando a importância de preservar os valores da cooperativa enquanto se promove a inovação.
Representando todos os homenageados, a médica Suely Mitiko Gomi Kuwae emocionou os presentes com um discurso de gratidão e reconhecimento pela parceria construída ao longo das décadas. “O Sicoob UniCentro Br caminhou comigo em minha trajetória profissional e pessoal, e sou muito grata pelos conhecimentos e oportunidades que tive graças à cooperativa. Embora eu nunca tenha feito parte da diretoria, participei dos cursos oferecidos pela instituição, que foram fundamentais para que eu compreendesse a importância do planejamento financeiro para a nossa classe. Hoje, meus filhos e meu marido, que também são médicos, são cooperados e, juntos, aprendemos o verdadeiro significado do cooperativismo, além de termos a certeza de que precisamos andar juntos à instituição, pois ela sempre nos dará o apoio que precisamos, especialmente no cuidado com nossa saúde financeira”, disse.
O diretor-presidente da cooperativa financeira, Diogo Mafia, destacou a postura visionária e inovadora dos 32 médicos fundadores ao criarem a instituição em um cenário desafiador. Ele agradeceu aos pioneiros que acreditaram nesse propósito e reafirmou o compromisso da atual gestão com a preservação desse legado e com a evolução contínua da cooperativa. “Podemos chamar de disruptivo o movimento que esses pioneiros empreenderam e nós, que estamos hoje liderando, esperamos conseguir ter a mesma capacidade para fazer mais 33 anos e muitos outros de sucesso, garantindo a sustentabilidade da instituição. Sabemos que não é repetindo o passado que construiremos o futuro, mas sim fazendo os movimentos corretos no tempo adequado. Cada tempo exige uma forma diferente de agir, mas o propósito e os ideais que motivaram aquele grupo precursor devem permanecer vivos”, observou Diogo.
O presidente do Conselho de Administração do Sicoob UniCentro Br, Clidenor Gomes Filho, ressaltou a relevância histórica da instituição, que hoje reúne mais de 100 mil cooperados, está presente em mais de 50 cidades e se consolidou como uma das maiores cooperativas financeiras do país com origem no meio médico. “Desde o início, os pioneiros se comprometeram, junto com os nossos colaboradores. Tanto aqueles que fundaram quanto os que se associaram ao longo dos anos dedicaram esforço e contribuíram de forma decisiva para o crescimento da instituição. Graças a esse empenho coletivo, hoje contamos com um amplo portfólio de produtos e serviços financeiros e muitas realizações. Isso nos permite olhar para o que foi construído com orgulho e, ao mesmo tempo, enxergar um futuro ainda mais promissor”, projetou.
Repercussão
A realização do evento comemorativo teve impacto estratégico do ponto de vista da cultura organizacional, uma vez que reafirmou o compromisso da cooperativa com a inovação e a adaptação às mudanças do mercado, sempre pautada nos valores que deram origem à instituição. Para Diogo Mafia, a valorização dos fundadores e mobilização dos cooperados pioneiros são sinais claros de confiança institucional e do preparo da cooperativa para traduzir seus princípios históricos em ações concretas, de modo a garantir resiliência, governança e inovação. “A entrega dos certificados e o reconhecimento público desses pioneiros ampliam a percepção de compromisso do Sicoob UniCentro Br com a gestão responsável e a sustentabilidade financeira, atributos cruciais para manter a adesão dos cooperados”, arrematou o diretor-presidente.
Leia mais:
Cooperativismo financeiro impulsiona crescimento das micro e médias empresas