A Redação
Goiânia - Subiu para 238 - sendo 70 em Goiânia - o número de mortes de cavalos, possivelmente relacionadas ao consumo da ração Forrage Horse, fabricada na empresa Nutratta Nutrição Animal, localizada em Itumbiara. Segundo informou o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), nesta sexta-feira (11/7), a pasta vem intensificando as ações para apurar os casos.
Na ocasião das mortes, em 26 de maio, o Mapa chegou a divulgar que houve, no produto, "constatação de indícios da presença de contaminantes que podem prejudicar a saúde animal".
Outras mortes investigadas divulgadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária são: 40 na Bahia, 70 em Goiânia, 34 em Jarinu (SP), 10 em Santo Antônio do Pinhal (SP), 18 em Uberlândia (MG), 8 em Guaranésia (MG), 8 em Jequeri (MG) e 7 em Mariana (MG).
Funcionamento
Segundo o Mapa, o estabelecimento foi inspecionado pela última vez em fevereiro deste ano. O órgão esclareceu que a fiscalização segue critérios técnicos baseados em avaliação de risco, histórico do estabelecimento e denúncias recebidas.
A pasta confirmou instaurou processo administrativo fiscalizatório, lavrou auto de infração e determinou a suspensão cautelar da fabricação e comercialização de rações destinadas a equídeos.
Posteriormente, a suspensão passou a valer para rações de todas as espécies animais, depois que a substância alcaloides pirrolizidínicos (substâncias tóxicas e incompatíveis com a segurança alimentar animal) foram encontradas em amostras coletadas.