A Redação
Goiânia - A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), divulgou neste domingo (13/7) um parecer positivo sobre uma tentativa da pasta de otimizar os serviços de tapa-buracos com o uso de tecnologia. De acordo com o relatório, com o auxílio do programa Waze for Cities (Waze para Cidades, em português), as equipes conseguem mapear os locais com maior incidência de buracos e efetuar os reparos em tempo hábil, contribuindo para a melhoria da mobilidade.
De acordo com o diretor de Execução de Obras Públicas da Seinfra, Vinícius Tadeu Boldrin de Mello, o cronograma diário de ações de conservação da malha viária é montado levando em consideração os dados disponibilizados no programa Waze e pelo aplicativo Prefeitura 24H. “Com esse sistema conseguimos alcançar melhores resultados. Ganhamos tempo, agilizando a distribuição das equipes que atendem as ocorrências com mais precisão”, explica.
Na íntegra, o Waze for Cities é um programa que facilita a troca de dados entre o aplicativo e as cidades, permitindo que ambos se beneficiem. As cidades podem usar os dados do Waze para planejar melhor a infraestrutura e gerenciar o tráfego, enquanto os usuários do Waze recebem informações mais precisas e atualizadas sobre o trânsito em tempo real.
Como funciona
As cidades parceiras do Waze for Cities podem fornecer informações sobre obras, interdições, acidentes e outros eventos que afetam o trânsito. Essas informações são compartilhadas com o Waze, que as utiliza para alertar os usuários sobre os problemas e oferecer rotas alternativas que evitam os trechos afetados.