A Redação
Goiânia - Goiânia se destacou no Ranking de Saneamento 2025 do Instituto Trata Brasil como a única capital entre as dez cidades brasileiras com melhor tratamento de água e esgoto. Divulgado nesta terça-feira (15/7), o levantamento avaliou os 100 maiores municípios do país e colocou a capital goiana na sétima posição, com nota final de 9,60, um salto de 12 posições em relação à última edição. Campinas, no interior de São Paulo, lidera o ranking com nota 10. Limeira (SP), Niterói (RJ), São José do Rio Preto (SP), Franca (SP), Aparecida de Goiânia (GO), Santos (SP), Uberaba (MG) e Foz do Iguaçu (PR) completam o top 10.
Esta é a 17ª edição do ranking, que utiliza os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa), ano-base 2023, publicado pelo Ministério das Cidades. O ranqueamento ainda considera uma ponderação de pesos na evolução dos indicadores estabelecida em metodologia criada pela GO Associados.
Em comparação com a última edição do ranking, de 2024, Goiânia subiu 12 posições – da 19ª para a sétima. Os destaques da capital são os indicadores de atendimento total de água e esgoto, ambos com um índice de 99,62%. Outro dado que chama a atenção é que Goiânia tem um pequeno número de perdas na distribuição, registrado em 12,68%. Isso mostra eficiência neste quesito. Campinas, que lidera o ranking, por exemplo, tem um índice de perdas de 19,67%.
Desde 2009, o Instituto Trata Brasil monitora os indicadores dos maiores municípios brasileiros com base na população. Segundo o instituto, a falta de acesso à água potável impacta 16,9% dos brasileiros, enquanto que 44,8% não possuem coleta de esgoto. Isso reflete em problemas na saúde, produtividade no trabalho, valorização imobiliária, turismo e na qualidade de vida da população.
Leia mais:
Aparecida de Goiânia é destaque nacional e alcança 6º lugar em saneamento