A Redação
Goiânia - O padre Marcos Rogério, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Goiânia, foi eleito nesta segunda-feira (16/7) Vigário Geral da Congregação São Pedro Ad Víncula. A escolha ocorreu durante o 30º Capítulo Geral, realizado em Barcelona, na Espanha, ocorrido desde o dia 9 de julho de 2025. Mesmo com a nova missão, ele continuará como pároco em Goiânia.
Natural de Mara Rosa (GO), Pe. Marcos ingressou no seminário da congregação em janeiro de 1991, fez os primeiros votos em 1996 e os definitivos em 2000. Foi ordenado sacerdote em 23 de abril de 2002. Desde então, atuou como formador no Seminário São Pedro, vigário da Paróquia Jesus Bom Pastor e atualmente é pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Goiânia. Também exerceu importantes funções administrativas, sendo Secretário Geral da congregação entre 2014 e 2019 e Ecônomo Geral de 2019 a 2025.
A eleição ocorreu durante o 30º Capítulo Geral da congregação, momento máximo de discernimento, avaliação e planejamento para o futuro da missão. O evento foi guiado pelo lema: “Inspirados pelo Espírito Santo, abraçamos o presente com alegria e sonhamos o futuro com esperança.”
O Vigário Geral é a segunda maior autoridade da congregação, após o Superior Geral, e atua como braço direito na condução institucional, pastoral e administrativa. É responsável por auxiliar no governo da congregação, coordenar as atividades e representar a liderança em sua ausência.
A Congregação de São Pedro Ad Víncula foi fundada em 1839, na França, por Pe. Carlos José Maria Fissiaux, com a missão de acolher e educar jovens em situação de vulnerabilidade. Chegou ao Brasil em 1961 e tem forte presença em Goiás, especialmente na Arquidiocese de Goiânia. O carisma da congregação é inspirado na imagem de São Pedro libertado das correntes, simbolizando a missão de evangelizar, educar e libertar.
Pe. Marcos Rogério fará parte da nova liderança da congregação, ao lado do Superior Geral, Pe. Evando B. de Moraes, e dos conselheiros gerais Pe. Filipe Lucas, Pe. Antônio Carlos e Pe. Cidimar Rodrigues.
“Louvo e agradeço a Deus por essa missão, por poder contribuir com minha congregação, por contribuir com a igreja. Rezem por nós, para que possamos servir com o Espírito Santo nos conduzindo, com a intercessão de Nossa Senhora”, destacou o Pe. Marcos.
A Paróquia Nossa Senhora da Assunção manifestou nas redes sociais o apoio irrestrito ao sacerdote: “Rezamos para que o Espírito Santo o conduza nesta nova missão e que Nossa Senhora, Mãe da Igreja, interceda sempre por sua vida e vocação. Conte com nossas orações e apoio, padre!”.
Leia mais:
Padre Marcos Rogério destaca comoção nacional causada por Totus Tuus 2025