A Redação - Depois de ser adiada por conta do acidente que matou 5 pessoas que estavam a caminho do evento, a abertura do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) foi marcada por emoção. Às 19h desta quarta-feira (16/7), o Centro de Convenções da Universidade Federal de Goiás (UFG) se transformou em um grande palco de homenagens aos estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), Leandro Souza Dias, Ana Letícia Araújo Cordeiro e Welfesom Campos Alves; e aos motoristas Ademilson Militão de Oliveira e Keyne Laurentino de Oliveira.
O acidente foi registrado na madrugada desta quarta-feira (16/7), no km 2 da rodovia, e envolveu três veículos: uma carreta, um micro-ônibus e um ônibus, sendo que os dois últimos transportavam os estudantes da UFPA.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carreta, que trafegava no sentido contrário, teria invadido a pista oposta e batido com o primeiro ônibus do comboio. O veículo transportava 25 alunos, dois motoristas e um orientador. Em seguida, o outro veículo que também levava estudantes foi atingido, mas com menor impacto.
Parte das vítimas ficou presa às ferragens, conforme relato do Corpo de Bombeiros. Equipes do CBMGO, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da concessionária Ecovias Araguaia atuaram no local, prestando socorro aos feridos e realizando a retirada dos corpos. A Polícia Técnico-Científica também foi acionada.
Abertura
Considerado o maior encontro estudantil da América Latina e um dos maiores do mundo, o
evento da UNE segue até domingo (20/7) e deve reunir mais de 15 mil universitários de todas as regiões do país. Ele é realizado a cada dois anos e conta com a participação de lideranças políticas e especialistas em educação, cultura e direitos sociais.
Esta é a oitava vez que o Conune ocorre em Goiânia, capital do estado natal de Honestino Guimarães, ex-presidente da UNE e símbolo da resistência estudantil durante a ditadura militar.
A programação conta com debates, atividades culturais e uma plenária final em que serão votadas as resoluções do movimento estudantil e eleita a nova diretoria da UNE. Entre os temas em destaque estão financiamento da educação, assistência estudantil, novo marco regulatório do ensino à distância e soberania.