A Redação
Goiânia - A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) autorizou a doação de créditos de energia solar ao Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora). A iniciativa, realizada pela Voltax e CelgPar, foi respaldada por pareceres técnicos e jurídicos que confirmaram a legalidade e a relevância da ação para a unidade de saúde.
Na última terça-feira (15/07) houve um ato de formalização da doação com a assinatura do secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, e do engenheiro Gustavo Ferreira Rodrigues Ferreira, vice-presidente da Associação Civil Energia Democrática (Aced), entidade doadora. A SES atuou como intermediária no processo, atuando na validação e formalização da doação.
Vale destacar que ainda em 16 de junho, a Voltax Energia Sustentável e a Celg Participações (CelgPar) doaram 5 milhões de kWh ao hospital. Na oportunidade, o anúncio coube ao governador Ronaldo Caiado, em seu gabinete, na presença do secretário da Saúde em substituição, Sérgio Vencio; os donos da Voltax, Gustavo e Guilherme Ferreira; e o presidente da CelgPar, Fernando Navarrete.
Essa doação conjunta da Voltax/CelgPar tem um valor aproximado de R$ 3,5 milhões, e vai garantir seis meses de consumo na unidade de saúde. “Quero aqui dizer o meu muito obrigado à Voltax e Celgpar. Parabéns, Navarrete, por essa grande ação. E o Dr. Sérgio veio aqui representar o nosso Cora, que cada dia está mais lindo”, declarou na oportunidade o chefe do executivo goiano Ronaldo Caiado.
As duas empresas contribuíram com 51% e 49%, respectivamente, da energia a ser repassada ao CORA. “Sob o comando do governador Ronaldo Caiado, a vocação da CelgPar foi redirecionada menos ao resultado econômico e mais ao atendimento das demandas da sociedade goiana”, observou Navarrete, da CelgPar.
Caiado tem ressaltado a importância da participação da sociedade, em especial dos empresários, na concretização dessa grande obra. O Cora tem recebido também contribuição de artistas como Leonardo, Alok, Gusttavo Lima e Jorge e Mateus e do pintor Siron Franco. “Nós precisamos estimular aquilo que o Fernando Navarrete colocou: os empresários terem coragem de assumir agora (sua participação) para dar a qualidade de atendimento que as crianças com câncer que estão sendo tratadas agora em Goiás merecem. E para isso, nós estamos convocando todos vocês, vamos todos nós fazer nossa parcela”, conclamou o governador.
Leia mais:
Cora começa a funcionar em Goiânia com tecnologia inédita no Brasil