A Redação
Goiânia - Em parceria firmada entre a Prefeitura de Goiânia e o Governo de Goiás, está em andamento a recuperação de 19 estradas vicinais não pavimentadas da capital. As vias, priorizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) por serem rotas importantes para o transporte escolar e o tráfego na zona rural, contam com apoio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), responsável pelo fornecimento de maquinários, equipamentos e equipe técnica.
De acordo com o diretor de Execução de Obras da Seinfra, Vinícius Boldrin de Mello, a pasta priorizou as estradas utilizadas para o transporte escolar. Os serviços consistem na realização de terraplenagem com motoniveladora e encascalhamento - onde for necessário - e compactação do solo com rolo. Também serão feitas saídas d’água com cacimbas a fim de diminuir as erosões e aumentar a durabilidade da pista. O objetivo é garantir melhor trafegabilidade nas estradas da zona rural da cidade.
As primeiras estradas beneficiadas são da Estrada KM 12, que liga o Sítio de Recreio Paraíso Tropical à GO-080, saída para Nerópolis, na Região Norte; a Estrada Gyn-06, entre a BR-153 e a GO-010, saída para Bonfinópolis, na Região Leste; e na Estrada Gyn-20, que liga a Vila Perpétuo Socorro ao Jardim São José, na Região Oeste da capital.
Para os trabalhos em Goiânia, a Goinfra conta com a utilização de 14 máquinas, operadores, serviços de manutenção dos equipamentos e combustível. São quatro caminhões caçamba basculante truck, dois caminhões caçamba basculante toco, dois motoniveladoras, um cavalo mecânico de dois eixos com prancha de três eixos, um rolo compactador pé de carneiro, um escavadeira hidráulica, um caminhão truck pipa, um trator de pneus tração com grade aradora e uma pá carregadeira com retroescavadeira.
Leia mais: