Jales Naves
Especial para o jornal A Redação
Goiânia - Com uma programação cultural de nível, já muito aguardada pelo meio acadêmico, intelectual e universitário, o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás anuncia suas atividades do mês de agosto, que começam na manhã do dia 1º. Na pauta, dois eventos: às 9h30, lançamento da edição nº 35 da revista do IHGG, referente a 2024; e, às 10h, palestra do professor doutor Sandro Dutra e Silva, membro titular do IHGG, Cátedra 49, e atual Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária da Universidade Evangélica de Goiás, fazendo a ligação do tema de sua pesquisa acadêmica, o Cerrado, com sua recente experiência, de seis meses, como professor convidado da Universidade Harvard, uma das mais importantes instituições de ensino superior dos Estados Unidos.
A partir de 2021, a “Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás” publica sua edição anual nas versões impressa e on-line, na preocupação em viabilizar a democratização do acesso aos valiosos trabalhos e publicações dos pesquisadores e escritores goianos. A edição eletrônica segue no formato de acesso livre e gratuito, aberta à leitura dos textos publicados e é realizada em parceria com o Portal de Periódicos da UniEvangélica, que hospeda o periódico no formato de Open Journal System (OJS). É coordenada por uma equipe de editores ligada ao Instituto e à Universidade, tendo como editor-chefe o professor doutor Ricardo Assis Gonçalves, da Universidade Estadual de Goiás, e, como editores-adjuntos, os professores e pesquisadores Nilson Jaime, Sandro Dutra e Silva e Altair Sales Barbosa.
A palestra do professor Sandro Dutra tem como tema “A invenção histórica do cerrado – Experiências vividas em Harvard”. Ele é membro fundador da Sociedade Goiana de História da Agricultura, Cátedra 01, bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq 2), um dos organizadores da coletânea “História Ambiental”, volumes I, II e III (Garamond, Rio de Janeiro) e autor do livro “No Oeste, a terra e o céu: A expansão da fronteira agrícola no Brasil Central” (Mauad X: Rio de Janeiro).
Programação de agosto
Sempre às quintas-feiras, pela manhã, a programação cultural de agosto já tem mais três dias anotados: dia 8, às 9h, palestra “Vinícius de Moraes, sentimento e êxtase”, com Ricardo Cravo Albin, presidente do Pen Clube do Brasil; e lançamento do livro “Ribalta carioca – Clássicos do teatro”, do escritor Sérgio Fonta, presidente da Academia Carioca de Letras.
No dia 15, lançamento do livro “Jogados ao Mar”, de Cristovam Buarque, que foi reitor da Universidade de Brasília (1985 a 1989), governador do Distrito Federal (1995 a 1998), senador pelo Distrito Federal (2002), ministro da Educação (2003 e 2004) e reeleito para o Senado Federal pelo Distrito Federal (2010 a 2018).
Para o dia 22 está programado o lançamento do livro "Ensaios reunidos – Cultura, Política e Educação”, do professor Wilson Alves Paiva, que mergulha nas complexas e multifacetadas dimensões da cultura do Brasil, refletindo sobre suas origens, transformações e os desafios que moldam a identidade nacional. O autor é escritor, artista plástico e leciona na Universidade Federal de Goiás, por onde é mestre em filosofia, ética e política, e doutor em filosofia da educação pela Universidade de São Paulo. Tem estágio pós-doutorado no Canadá pela University of Calgary, e na França pela Sorbonne Université, onde atuou como professor visitante, além de estágio docente curto na Espanha, pela Universidad Autónoma de Madrid. É autor de vários livros acadêmicos e literários.