Caroline Louise e Taíssa Queiroz
Goiânia - Com promessa de crédito facilitado, juros de até 10% e apoio direto aos setores mais afetados, o governador Ronaldo Caiado (União) reuniu empresários nesta terça-feira (22/7), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, para anunciar medidas contra os impactos do tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros. “Vamos priorizar quem for mais penalizado e garantir alternativas para evitar prejuízos ao setor produtivo. Nós garantiremos uma taxa de juros de no máximo 10% aos empresários”, afirmou.
As tarifas entram em vigor em 1º de agosto e devem impactar diretamente as exportações goianas. Durante discurso, Caiado destacou a importância do diálogo em momentos de crise: “Sempre chamei as entidades de classe e os poderes para, de forma conjunta, buscarmos alternativas para superar os desafios. Cabe a mim tomar as medidas preventivas para que não sejamos pegos de surpresa”, comentou.
O governador também anunciou linhas de crédito com juros reduzidos, o fortalecimento do Fundeq (Fundo de Equalização para o Empreendedor) criado na pandemia, e a ampliação do fundo de estabilização fiscal do Estado.
Confira o vídeo:
Medidas
No último sábado (19/7), o governador Ronaldo Caiado divulgou um vídeo nas redes afirmando que "as soluções para os desafios do Brasil não virão de fora para dentro. Precisamos reagir com firmeza e responsabilidade".
Caiado também criticou a falta de ação do governo federal e anunciou duas medidas em Goiás: a criação de uma linha de crédito com juros abaixo do mercado e um grupo de trabalho formado por representantes do governo e da iniciativa privada. “O objetivo é não deixar desempregar nenhum trabalhador ou fechar qualquer empresa que possa ser penalizada”, comentou.
Leia mais:
“Soluções não virão de fora”, diz Caiado ao anunciar medidas contra crise