São Paulo - O corpo da cantora Preta Gil será levado em cortejo por um carro do Corpo de Bombeiros, após o velório no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (25). O percurso passará pelas ruas que compõem o recém-criado Circuito de Carnaval de Rua Preta Gil, no Centro da cidade. Depois o corpo seguirá até o Cemitério da Penitência, no Caju, onde ela será enterrada.
A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou a criação do circuito como forma de homenagear a cantora e empresária, que comandava um dos maiores blocos de carnaval de rua da cidade, o Bloco da Preta, que desfilava no Centro e chegou a reunir mais de 750 mil pessoas.
Preta Gil morreu no último domingo (20), aos 50 anos, enquanto tratava as recidivas de um câncer no intestino, diagnosticado em 2023. A cantora e empresária estava nos Estados Unidos, onde fazia um tratamento experimental.
O velório aberto ao público no Theatro Municipal será realizado entre as 9h e 13h. O cortejo começa logo em seguida.
Para facilitar a participação dos fãs, as ruas no entorno do local serão interditadas ao trânsito, com proibição de estacionamento em vigor, a partir das 19h desta quinta-feira(24). O Centro de Operações da Prefeitura divulgou o seguinte esquema:
Proibição de estacionamento
- Das 19h de quinta-feira (24/07) às 18h de sexta-feira (25/07):
Toda a extensão da Avenida Treze de Maio.
- Das 6h às 18h de sexta-feira (25/07):
Rua Araújo Porto Alegre, em toda a extensão;
Avenida Evaristo da Veiga, entre a Rua Senador Dantas e a Av. Rio Branco.
Interdições ao tráfego
Das 23h de 24/07 às 18h de 25/07:
Avenida Treze de Maio;
Rua Manoel de Carvalho (esquina com Av. Treze de Maio)
Das 6h às 18h de 25/07:
Rua Araújo Porto Alegre.
Cortejo
Após a cerimônia no Theatro Municipal, o cortejo seguirá pelo seguinte trajeto: