Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Homenagem

Família Naves comemora 104 anos da pioneira Maria Luiza nesta sexta (25)

Festa ocorre em Goiânia | 25.07.25 - 00:11 Família Naves comemora 104 anos da pioneira Maria Luiza nesta sexta (25) Família Naves comemora 104 anos da pioneira Maria Luiza nesta sexta (25). (Foto: Elvira Luiza Naves)

Jales Naves
Especial para AR
 
Uma data especial será comemorada nesta sexta-feira (25/7), em Goiânia: os 104 anos, bem vividos, da Sra. Maria Luiza Naves. Goiana de Trindade, onde nasceu no dia 25 de julho de 1921, caçula dos três filhos do casal de mineiros Maria de Araújo Oliveira e Silva e Osório Carlos da Silva, ficou órfã de mãe aos dois anos de idade.

Ela se mudou, aos quatro anos, para a vila de São Geraldo, na época pertencente ao então município de Campinas, acompanhando a avó materna, homônima, Maria Luiza de Jesus, que se casara com o agricultor Francisco de Paula Ramos (Chico Rosa), que tinha uma propriedade rural nessa região. No povoado ela fez o curso primário, estudou Canto com o padre Pelágio Sauter, e se casou, em 1938, com o mineiro José Rodrigues Naves Júnior, que tinha adquirido o Cartório de Registro Civil, teve seis dos seus nove filhos, e ali residiu até os anos 1970. 
 
A família se instalou em 1951 no bairro de Campinas, acompanhando o patriarca, Naves Júnior, que se elegera vereador à Câmara Municipal de Goiânia na primeira legislatura, em 1947, em 1950 presidiu o Legislativo, e fora reeleito nesse ano, na segunda legislatura, em ambas pela oposição, representada pela União Democrática Nacional (UDN). Na época, o casal já tinha seis filhos em idade escolar e os mais velhos estavam se preparando para ingressar em faculdades e no mercado de trabalho.
 
Para lembrar essa data, a família programou duas atividades, que vão contar com a presença de dona Nenzinha, como é conhecida: às 10h30, uma visita à praça C-246 / José Rodrigues Naves Júnior, que fica entre as ruas C-235, C-245, C-247 e T-68, no Jardim América, na divisa com o setor Bueno, paralelo à Av. T-15, que margeia o parque Vaca Brava.

A intenção é agradecer a honraria de ter sido dado o nome de seu falecido marido àquele bem localizado espaço público e homenageá-la, festejando, simbolicamente, os seus 104 anos. Em seguida, às 12h, na Igreja São Paulo Apóstolo (Av. T-7 nº 295 - Setor Oeste), será celebrada missa em sua homenagem.
 
Trajetória
Pioneira na construção de Goiânia e de Goianira, Maria Luiza Naves teve papel de fundamental importância na história dessas duas cidades goianas, como mulher atuante, presente e cidadã consciente de suas responsabilidades. Ela ocupou, em dois momentos, o cargo de Sub Prefeita do distrito, nomenclatura substituída em 1940 por Agente Municipal – foi nomeada aos 19 anos para a função pelo Decreto nº 395-A, de 03.04.1941, assinado pelo prefeito Venerando de Freitas Borges e pelo secretário municipal Edison Hermano, e aos 26 anos pelo Decreto nº 885, de 09.04.1947, assinado pelo prefeito Ismerino Soares de Carvalho e secretário municipal Galeno de Souza Lôbo. Ela deixou a função no oitavo mês de gravidez de seu quinto filho (Decreto nº 935-C, de 26.12.1947, assinado pelo prefeito Eurico Viana e secretário Hermínio Alves de Amorim).
 
Conselheira e amiga – como ressaltou em 2001 o então vereador Hélio de Brito Júnior, na entrega a ela do título de 'Cidadã Goianiense', que ele propôs – “é firme em suas ações e respeitada em suas decisões”. “Mãe carinhosa e presente, ela cuidou e acompanhou os filhos para que estudassem e tivessem mais chances na vida.

Esposa dedicada e atuante, foi uma presença constante ao lado do marido – José Rodrigues Naves Júnior, um dos mais brilhantes e íntegros de nossos Vereadores – em todas as suas atividades, em especial as religiosas e políticas. Destacou-se pelo trabalho social em São Geraldo, onde morou por 26 anos, e no bairro de Campinas, onde residiu por mais de 50 anos, trabalhando no resgate da cidadania das famílias de baixa renda. Reservada e simples, muito simpática, é uma presença marcante e solidária".
 
Sempre justa e carinhosa, trata a todos com igualdade e espírito de justiça. Católica, frequentou a missa aos domingos e participou das atividades sociais da Igreja. Com o marido, que faleceu em 1995, atuou na Sociedade de São Vicente de Paula, no apoio às famílias pobres. Prática, em questões de saúde prefere as misturas caseiras, como o álcool com arnica e cânfora, que fabrica apenas na Semana Santa e distribui para os filhos e amigos mais próximos. Os netos costumam dizer que o álcool “é milagroso, serve para curar tudo”.
 
Nos anos 1940, quando era Sub Prefeita de São Geraldo, que integrava a Capital, mudou o nome do povoado para Goianira, significando “Pequena Goiânia” e tinha as seis primeiras letras do nome da Capital, e ainda era uma deferência a uma das primeiras professores, Ana Martins de Lima, cuja filha de chamava Goianira. Como Primeira-Dama, quando seu marido, Naves Júnior, foi Prefeito de Goianira, ela deu ênfase à assistência social, implantando a Maternidade Maria Luiza, em homenagem à pessoa que fora, em vida, responsável pelo nascimento de muitas pessoas e pelo socorro aos enfermos daquele local e lugarejos vizinhos.
 
A Câmara Municipal de Goianira concedeu-lhe, em sessão especial na noite de 22 de novembro de 2018, o título honorífico de ‘Cidadã de Goianira”. Dona Nenzinha e José Rodrigues Naves Júnior geraram uma grande família: nove filhos, todos se casaram e geraram, no total, 27 netos e 37 bisnetos.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351