A Redação
Goiânia - Uma arara-canindé foi resgatada nesta semana às margens da BR-153, em Gurupi. Ela é a terceira arara resgatada em rodovias goianas em menos de um mês. A primeira foi localizada próximo a Campinorte e a segunda, em Porangatu. Todas foram encaminhadas ao Batalhão da Polícia Militar Ambiental de Gurupi. A Ação foi realizada pela concessionária Ecovias Araguaia e a Polícia Rodoviária Federal.
Em 2024, 40 animais silvestres foram resgatados ao longo do trecho; 28 em Goiás e 12 no Tocantins. Outros 22 animais domésticos de grande porte e 14 de pequeno porte também foram resgatados por equipes da concessionária. Entre as espécies resgatadas, estão a arara-canindé, quati, tucano, tamanduá-bandeira, jabuti e periquito.
Em Goiás, a concessionária mantém parceria com o CETAS/Ibama e, no Tocantins, com a 3ª Cia da Polícia Militar Ambiental para acolhimento dos animais. Nos dois estados, os órgãos atuam no acompanhamento e tratamento desses animais, em caso de ferimentos.
“Animais silvestres em situação de vulnerabilidade, feridos ou debilitados, são resgatados e recebem atendimento veterinário para voltarem recuperados e em segurança aos seus habitats. Essa medida é parte da execução do Programa de Proteção à Fauna, que também inclui monitoramento periódico ao longo do trecho concessionado”, explica o coordenador de Sustentabilidade da Ecovias do Araguaia, Clezio Almeida.