A Redação
Goiânia - Quase 500 bairros de Goiânia já foram contemplados com a substituição de luminárias por tecnologia LED, por meio do programa Brilha Goiânia, segundo dados da prefeitura divulgados nesta terça-feira (29/7). A iniciativa beneficia milhares de moradores, com economia de até 65% no consumo de energia e impactos diretos na segurança e no bem-estar da população, que volta a frequentar espaços públicos como parques e praças.
“O Brilha Goiânia é um compromisso com o presente e o futuro da capital. Com tecnologia, segurança e sustentabilidade, construímos uma cidade mais inteligente e acolhedora para todos. Até final de setembro, nós vamos estar com a cidade inteira com essa iluminação nova, bonita, em todos os pontos”, afirmou o prefeito Sandro Mabel.
O fisioterapeuta Marcos Vinícius acompanhou a entrega do Brilha Goiânia no Jardim Novo Mundo, a mais recente realizada por Mabel. Ele aproveitava a Praça George Washington com o filho, mas deixou de ir à praça com a criança devido à sensação de insegurança causada pela iluminação precária da região. “Melhorou bastante. A gente se sente mais seguro com essa iluminação”, comemorou.
A fala é corroborada por Jean Paulo de Souza, que trabalha em um pit dog na Praça da Juventude, no Jardim das Aroeiras. Para ele, a nova iluminação representa mais qualidade de vida. “Antes, quando era mais apagado, não tinha tanto movimento, eram mais entregas. Hoje ficou mais seguro, os clientes vêm e têm prazer em sentar para lanchar. Ficou melhor para nós comerciantes e para os moradores também. As nossas crianças hoje têm liberdade de brincar até mais tarde”, disse.
Moradora há 40 anos do Urias Magalhães, Anésia Fagundes e Silva aprovou a nova iluminação. "Eu achei maravilhoso. O setor estava muito escuro, perigoso, e agora está tudo clarinho, tá lindo", falou. O empresário Érik Cintra Wist, do Jardim Guanabara, destacou a transformação no bairro. “É uma melhoria imensa”, comemorou.
O programa que visa melhorar a iluminação pública da capital goiana foi reconhecido internacionalmente e conquistou o 3º lugar na Premiação de Parcerias Público-Privadas (PPP) e Infraestrutura 2025, promovida pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE). A cerimônia foi realizada em Belgrado, na Sérvia, no último mês de maio, e reconheceu o programa entre 113 projetos inscritos de todo o mundo. Goiânia foi a única cidade das Américas premiada.