A Redação
Goiânia - O professor Walter Paulo Santiago, ex-vice-prefeito de Senador Canedo, faleceu na madrugada desta terça-feira (29/7), aos 83 anos. Ele enfrentava problemas de saúde há alguns meses.
Responsável pela criação de colégios e faculdades em Goiás e no Tocantins, Walter Paulo deixa a companheira Eliane América de Sousa, com quem viveu por 20 anos, além de 12 filhos. Natural de Goiânia, nasceu em 2 de outubro de 1941 e exerceu o cargo de vice-prefeito entre 2017 e 2020.
O velório será realizado no Cemitério Parque Memorial de Goiânia, a partir das 11h, onde será sepultado ainda nesta terça-feira, às 17h.
Legado
Além de sua atuação política, Walter Paulo Santiago foi um empreendedor visionário, responsável pela criação de instituições de ensino superior que marcaram a história educacional de Goiás. A educação foi, para ele, uma ferramenta essencial na construção de um futuro promissor.
Enquanto cursava Direito na Universidade Federal de Goiás (UFG), começou a lecionar na rede estadual de ensino. Em 1978, fundou o Colégio Padrão Universitário.
A educação se tornou sua principal bandeira, motivando-o a levar o ensino superior ao interior goiano. Em 1985, fundou a Faculdade de Anicuns, com os cursos de Licenciatura Curta, Pedagogia e Direito.
No mesmo ano, criou a Faculdade de Gurupi. Em 1998, foi inaugurada a Faculdade Padrão de Novo Horizonte. Já em 2005, vieram a Faculdade Padrão da Avenida Anhanguera e a Faculdade de Quirinópolis.