A Redação
Goiânia - O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, visitou sedes do Ministério Público (MPGO), Tribunal de Justiça (TJGO) e da Defensoria Pública do Estado (DPE-GO), nesta terça-feira (29/7), na cidade de Goiás. A ação faz parte da programação da celebração dps 298 anos do município. Durante a visita, o chefe do Executivo goiano reforçou a importância de os Poderes manterem “o diálogo sempre aberto para avançar e construir, em tempo rápido, o que a sociedade espera”.
O governador disse que o judiciário goiano precisa “mostrar ao país que se governa em paz, não em queda de braço”. Caiado lembrou das dificuldades enfrentadas nos últimos anos pelo governo, e destacou como a sintonia entre os Poderes foi essencial para dar respostas ao cidadão e garantir a qualidade dos serviços públicos. “É pacificando o Estado que conseguimos chegar na condição de desenvolvimento que Goiás chegou”, enfatizou.
A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, também ressaltou a importância da parceria entres os Poderes. “O Tribunal de Justiça está dentro do Goiás Social, junto com a Defensoria, junto com todas as secretarias. A gente mostra que as pessoas que vivem em vulnerabilidade têm pressa, precisam do atendimento”, afirmou. “E se Ronaldo hoje é o governador mais bem avaliado do Brasil, é porque tem essa parceria com todos os poderes e municípios, para atender todas as pessoas que precisam”, completou Gracinha.
Durante as visitas, o vice-governador Daniel Vilela destacou o simbolismo do ato e o papel estratégico da cidade de Goiás na preservação da identidade do estado. Para ele, o momento é uma oportunidade de fortalecer os laços entre as instituições e renovar o compromisso com a população. “Reconhecemos que o desenvolvimento de Goiás passa, necessariamente, por instituições fortes, que atuam de forma coordenada e comprometida com o bem público”, afirmou.
A agenda teve início na sede do MP-GO, ocasião em que o governador participou da assinatura da instalação da sede do órgão na cidade de Goiás. “Esse ato honra a preservação da nossa Vila Boa. O Ministério Público renova seu compromisso de proteger a história que nos trouxe até aqui, colocando a instituição à disposição da justiça e da proteção”, sublinhou a procuradora-geral de Justiça em exercício, Sandra Mara Garbelini.
Na sequência, o comboio de autoridades foi recepcionado no Poder Judiciário pelo desembargador Marcus da Costa Ferreira, que no ato representou o presidente do TJ-GO, Leandro Crispim. “Há quem diga que justiça seja a paz social. O que acontece hoje no Estado de Goiás é que nós estamos vivendo em paz. É o que encontramos durante a gestão do governador Ronaldo Caiado. Certamente, ele não fez nada sozinho, tem uma equipe extremamente competente ao lado dele. E os poderes legislativo e judiciário têm máxima boa vontade de tentar contribuir para que esse resultado chegue”, disse.
Parcerias em prol do cidadão
No fim da manhã, Caiado e Gracinha estiveram no Colégio Sant’Ana para a instalação da DPE-GO na cidade. Ao longo de todo o dia, a instituição realizará uma série de atendimentos aos cidadãos, como orientação jurídica, solicitação de segunda via de certidões, divórcios, ações de retificação de registro civil e reconhecimento de paternidade. “É um privilégio a articulação com todos os poderes e com as instituições autônomas”, pontuou o defensor público-geral do Estado de Goiás, Tiago Gregório Fernandes. Ele também apresentou um balanço de ações, destacando mais de 1 milhão de atividades e atendimentos realizados em 2024, “muito graças à parceria com o Goiás Social e tantas outras”.
O prefeito da cidade de Goiás, Anderson Gouveia, chamou a transferência da capital de “momento de glamour”, e se disse honrado por ser “prefeito da capital do Estado” por um dia. O gestor também destacou o crescimento da antiga Vila Boa, que possui pouco mais de 24 mil habitantes e abriga tantas estruturas importantes, como uma policlínica e um hospital com leitos de UTI. “Temos o centro histórico, onde preserva a nossa memória, mas a cidade quer viver também um outro novo tempo nos seus arredores”, disse sobre a expansão do município e o surgimento de novos setores. Também acompanharam a agenda o vice-governador Daniel Vilela e o presidente da Ordem dos Advogados de Goiás (OAB-GO), Rafael Lara.