Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiânia

Prefeitura planeja sincronizar semáforos em 36 corredores de trânsito

Objetivo é reduzir tempo parado | 29.07.25 - 18:03 Prefeitura planeja sincronizar semáforos em 36 corredores de trânsito Trânsito em Goiânia (Foto: Ruber Couto)
A Redação

Goiânia - 
A reprogramação de semáforos realizada pela prefeitura em Goiânia já traz resultados para o motorista. Atualmente, a cidade conta com a sincronização dos sinaleiros em três corredores: Mutirão-Castelo Branco, Jamel Cecílio-136 e Avenida 24 de Outubro, o mais recente inaugurado. 
 
“Nossa visão é aumentar a fluidez do trânsito, que hoje fica parado e é motivo de reclamação. Quando abre um sinal, já para no outro. Vamos acabar com isso até o final do ano que vem, deixando a cidade inteiramente sincronizada”, assegurou o prefeito Sandro Mabel. Por meio de estudo, foi possível destacar 36 corredores que passarão por reprogramação semafórica. O objetivo aumentar a infraestrutura viária de acordo com o crescimento da frota da cidade, que hoje está em 1,3 milhão de veículos.
 
Quem usa as avenidas tem aprovado as medidas. Para Matheus Rodrigues, as mudanças contribuíram para a fluidez no tráfego na Avenida 24 de Outubro. “Ficou mais rápido. Vi também que mudou a sinalização, houve uma divisão melhor das faixas. Eu gostei bastante. Está de parabéns”, destaca. “Eu cortei toda a avenida com tempo bem menor do que fazia anteriormente. Sempre que saía de um aberto, parava em outro que já estava fechado. Agora está tudo bem fluído”, elogiou Jéssica Martins.

Leia mais:
Mabel entrega Corredor da Avenida 24 de Outubro: "Mais mobilidade"
 
As melhorias também agradaram quem trabalha no trânsito. Taxista há mais de 30 anos, Marcelo Pires conta que a onda verde trouxe mais qualidade de vida em sua profissão. “Eu achei que melhorou. Onda verde é o que nós queremos mesmo. A gente que fica no trânsito o dia todo e precisa muito dela, pois facilita o tráfego. Gostei também das direitas livres que estão sendo implantadas pela cidade”, afirma.
 
Respeito ao pedestre
Além da sincronização dos semáforos, a Avenida 24 de Outubro foi beneficiada com sentido binário nas extremidades, nova sinalização horizontal e vertical e vagas de estacionamento no estilo escama. O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, explica que outras mudanças também foram implantadas em respeito ao pedestre, como a pintura de novas faixas e a definição de tempos adequados para a travessia. “Os corredores são importantes, mas o pedestre também é fundamental. Em uma área comercial, um movimento como esse aqui, com faixa de pedestre e tempo de travessia adequado, garante melhores condições para que o pedestre possa se deslocar com segurança pela cidade”, pontua.
 
A onda verde impacta diretamente a qualidade de vida urbana. Ao reduzir paradas e acelerações constantes, o sistema contribui para a diminuição dos congestionamentos, da emissão de gases poluentes e do tempo de exposição ao estresse diário do trânsito. Com maior fluidez, o transporte coletivo também é beneficiado, garantindo mais velocidade média aos ônibus, maior regularidade e um serviço mais eficiente. Essa eficiência torna o transporte público mais atrativo e competitivo em relação ao transporte individual. Com isso, a capital se consolida como referência nacional em mobilidade urbana inteligente.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351