A Redação
Goiânia - Durante a transferência simbólica da capital para a cidade de Goiás, nesta terça-feira (29/7), o vice-governador Daniel Vilela destacou a importância das instituições no avanço do Estado. A agenda contou com visitas às sedes de órgãos como o Ministério Público, TJ-GO, Defensoria Pública e OAB-GO, além da instalação da Grande Loja Maçônica do Estado, reforçando valores republicanos e o compromisso do Governo de Goiás com a democracia e o desenvolvimento institucional.
Durante a programação, que tomou os períodos da manhã e tarde deste segundo dia de eventos, Daniel ressaltou o simbolismo do ato e a importância da unidade institucional para o avanço do Estado. “Reconhecer que o desenvolvimento de Goiás passa, necessariamente, por instituições fortes, que atuam de forma coordenada e comprometida com o bem público”, afirmou. Ele também destacou o papel de Ronaldo Caiado para valorizar o que a cidade histórica representa, sendo um marco cultural e cenário ideal para reafirmar os compromissos republicanos que sustentam a justiça e a democracia no estado.
“O governador Ronaldo Caiado conseguiu valorizar todo o espírito institucional e merecedor dessa cidade. O governador não só resgatou simbolicamente e institucionalmente, mas também com grandes ações, de grandes investimentos que projetam essa cidade, essa região, para o futuro promissor”, destacou o vice-governador.
Memória, cidadania e integração entre Poderes
Aproveitando a ocasião, a Seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) inaugurou a nova estrutura de sua subseção, em prédio que também abriga o Museu do Registro Empresarial Goiano. O presidente da entidade, Rafael Lara, enfatizou o diálogo institucional como marca da atual gestão: “Goiás tem sido exemplo para o Brasil de união entre os Poderes. Essas pontes de diálogo são construídas com o exemplo do governador Ronaldo Caiado, desde o primeiro dia de sua gestão - e isso se irradiou em todo o estado de Goiás”.
Conselheira federal da entidade, a advogada Ana Vitória Caiado, filha do governador, também comemorou a entrega da nova sede da subseção. “O advogado é a voz do cidadão. A antiga capital precisava de um espaço que refletisse a grandeza da advocacia goiana, e hoje esse sonho se realiza”.
Em momento de celebrar a história local, o presidente da Junta Comercial do Estad de Goipas (Juceg), Euclides Barbo Siqueira, definiu o museu da instituição como um símbolo vivo da história empreendedora do estado. “Desde o armazém de secos e molhados até as linhas de alta tecnologia, o espírito empreendedor do nosso povo permanece inegociável”, destacou.
A agenda também contou com evento na sede do Poder Judiciário local. Na ocasião, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Marcus da Costa Ferreira, lembrou a origem da comarca e afirmou que “a transferência simbólica da capital não é apenas um gesto cerimonial. É uma justiça que se faz à cidade de Goiás e à sua história”.
A programação incluiu ainda a instalação da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás, com homenagens, palestras e a entrega da comenda Cora Coralina à primeira-dama Gracinha Caiado.
Desde 2019, a cidade de Goiás recebeu mais de R$ 600 milhões em investimentos do Governo de Goiás, com destaque para infraestrutura viária, saúde, educação, cultura e programas sociais. Entre as ações estão a duplicação da GO-070, a construção da Policlínica Estadual da Região do Rio Vermelho e a restauração de patrimônios históricos, como o Cine Teatro São Joaquim e a Catedral de Sant’Ana.