Adriana Marinelli
Goiânia - Atrás das janelas neoclássicas e do tom amarelado das paredes recém-restauradas do Palacete TiraChapéu, no Centro Histórico de Salvador, o tempo parece respirar história. Mas, entre os dias 20 e 24 de agosto, serão o aroma dos vinhos encorpados, o som do jazz e da bossa nova e o calor da celebração que vão ocupar cada cantinho dessa joia da arquitetura soteropolitana. É que o espaço vai receber o Wine Brasil Music, festival que promete uma imersão sensorial no universo do vinho, da música e da hospitalidade.
Fachada do Palacete Tira-Chapéu, em Salvador (Foto: Milena Palladino)
Com mais de 400 rótulos de vinhos de 8 Estados brasileiros e de 15 países, o evento vai reunir amantes experientes da bebida e também os curiosos em começar a explorá-la. A iniciativa tem o apoio da Elysium Sociedade Cultural, responsável pelo restauro do palacete que, agora revitalizado, abre suas portas para uma série de atividades.
No caso do Wine Brasil Music, a programação inclui, segundo os organizadores, feira de vinhos, degustações premium, masterclasses, capacitação profissional, jantares harmonizados, além de palestras e oficinas. A trilha sonora do festival será marcada por apresentações ao vivo de MPB, Jazz, Blues e Bossa Nova.
A ingresso, que está à venda pelo
site 'BaladaAPP', inclui acesso à mostra de vinhos selecionados, à area de palestras e também ao pavimento de shows.
Escola de Hospitalidade
Antecedendo o festival, a Escola de Hospitalidade do Tira-Chapéu, realizada pela Elysium, promove formação gratuita para moradores do Centro Histórico de Salvador, profissionais da gastronomia e interessados em trabalhar no Wine Brasil Music. A ação é resultado de parceria com o Senac Bahia e o próprio festival, como parte de seu Programa de Responsabilidade Socioambiental e Educação Patrimonial, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
(Foto: divulgação)
De 11 a 15 de agosto, os alunos participarão de cursos e oficinas como “Técnica no Serviço do Vinho”, “Harmonização com Vinhos”, “Brigada para Eventos” e “Vinho Nacional, Tendências e Mercado”, entre outras abordagens que integram cultura, qualificação e valorização patrimonial.
As inscrições podem ser feitas até 4 de agosto, por meio do
site. Clique
aqui e confira a programação completa.