A Redação
Goiânia - O Instituto Biapó parabeniza Elder Camargo de Passos pelo título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em solenidade no Palácio Conde dos Arcos, nesta quinta-feira (31/7). Em nota, o instituto agradece o historiador, memorialista, advogado e escritor pela atuação no cenário vilaboense.
Confira:
Fundamental para a criação da Organização Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT) e seu eterno presidente, desde então, Elder Camargo de Passos tem sido protagonista em momentos crucias na definição dos caminhos vilaboenses que vêm do passado e vão dar no futuro.
Elder Camargo figura, também, como um dos pilares no surgimento e fortalecimento do Museu de Arte Sacra da Boa Morte, entre outras façanhas, como a abertura à visitação do Palácio Conde dos Arcos, o resgate do Gabinete Literário Goyano e, juntamente com Frei Simão, a organização e disponibilização do acervo da Fundação Educacional da Cidade de Goiás (FECIGO), que abraçou e conduziu por décadas afora.
Elder Camargo de Passos participou ativamente do cenário vilaboense fazendo história, não só cuidando dela, de várias maneiras e em vários momentos, culminando com o recebimento de outro importante título, o de Patrimônio Mundial, que ajudou sua cidade decisivamente a receber.
Seu trabalho como pesquisador o credencia como o maior especialista em Veiga Valle que, a exemplo do próprio Elder, é um verdadeiro fenômeno que floresceu em território goiano.
Em suas andanças e feitorias, Elder Camargo dos Passos parece ter uma vara de condão que, nos domínios vilaboenses, transforma tudo que toca em tradição e cultura. Foi assim, também, com os Farricocos, que lhe serão eternamente gratos por hoje fazerem o coração de Goiás bater para o mundo.
Parabéns e muito obrigado, Elder Camargo de Passos
Instituto Biapó
Leia mais:
Assembleia Legislativa promove sessão em homenagem aos 118 anos de Anápolis