A Redação
Goiânia - O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara Martins, se reuniu nesta terça-feira (5/8) com o delegado-geral da Polícia Civil, André Gustavo Corteze Ganga, para reforçar a parceria no combate ao golpe do falso advogado em Goiás. O encontro destacou a importância de ações conjuntas e contínuas entre as instituições para coibir crimes que envolvem o uso indevido da advocacia.
Rafael Lara destacou que, apesar das operações bem-sucedidas já executadas, a prática criminosa ainda persiste e demanda novas ações coordenadas para proteger a sociedade e resguardar a credibilidade da advocacia.
“Todos já foram vítimas ou conhecem alguém que foi vítima desse golpe. Apesar dos esforços e das duas operações que foram exemplo para todo o país, acreditamos que ainda podemos fazer mais. Por isso, estamos aqui hoje com a Polícia Civil, para reforçar essa parceria e buscar soluções conjuntas que protejam a sociedade e a advocacia”, afirmou o presidente da OAB-GO.
Entre os temas discutidos, destacaram-se o relançamento da cartilha de orientação sobre o golpe, com atualização de conteúdo e ampla divulgação, além da intensificação da campanha educativa em canais oficiais da OAB-GO e da Polícia Civil. Também foi tratada a apuração de denúncias relacionadas a um suposto comércio ilegal de acessos ao sistema Projudi, que pode estar sendo utilizado para facilitar a atuação de golpistas.
Cooperação institucional
O delegado André Ganga elogiou a atuação da Ordem e reforçou o compromisso da Polícia Civil com o enfrentamento ao problema. “Já realizamos duas grandes operações em parceria com a Ordem, que serviram de referência para todo o país. Outras investigações estão em andamento e, juntos, vamos avançar ainda mais nesse enfrentamento. Esses criminosos serão identificados e punidos”, afirmou.
Também participaram da reunião a secretária-geral da OAB-GO, Talita Hayasaki; e o delegado chefe da Polícia Judiciária (CPJ), Marcelo Aires. Todos os presentes reforçaram a importância da atuação integrada, do trabalho preventivo e da troca contínua de informações entre as instituições.
Leia mais:
Advogados recebem homenagem na Assembleia Legislativa de Goiás