Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Assistência Jurídica

DPE e Goiás Esporte Clube fazem mobilização para Dia D do 'Meu Pai Tem Nome'

Ação será durante partida contra o Operário | 08.08.25 - 10:02 DPE e Goiás Esporte Clube fazem mobilização para Dia D do 'Meu Pai Tem Nome' (Foto: Humberto Carvalho/Dicom DPE-GO)
A Redação 

Goiânia - 
Às vésperas do Dia dos Pais, a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) e o Goiás Esporte Clube realizam mobilização para o Dia D do 'Meu Pai Tem Nome', programa de reconhecimento de paternidade ou maternidade gratuito. Durante o jogo do esmeraldino contra o Operário, neste sábado (09/08), no Estádio Hailé Pinheiro, serão realizadas diversas ações como: exposição de faixa informativa, panfletagem e transmissões de vídeos durante a partida válida pela Série B do Campeonato Brasileiro.
 
O foco da iniciativa é oferecer assistência jurídica gratuita para a integração do nome do pai ou da mãe na certidão de nascimento do filho. O Dia D do Meu Pai Tem Nome será realizado no dia 16 de agosto em todo o território goiano, sendo que em sete cidades será presencial: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Inhumas, Anápolis, Luziânia e Valparaíso de Goiás. As inscrições podem ser feitas presencialmente até o dia do evento, em uma Unidade da DPE-GO nesses sete municípios.
 
Para moradores de Goiânia ou cidades onde não há Defensoria, as inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp: (62) 98330-0095. No dia D também haverá o primeiro atendimento para aqueles que não fizeram inscrição.
 
Meu Pai Tem Nome
Ter o nome do pai e da mãe na certidão de nascimento assegura direitos fundamentais à criança e ao adolescente garantido na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente. O registro assegura direitos tais como recebimento de pensão alimentícia, regulamentação de convivência e direitos sucessórios.
 
No programa Meu Pai Tem Nome, o reconhecimento de paternidade ou maternidade pode ser tanto biológico, como socioafetivo ou multiparentalidade - quando ambos os pais (ou mães) exercem de fato a função de pais. Outro diferencial no Dia D será a realização do exame de DNA gratuito, além do reconhecimento após a morte.
 
Na última edição da iniciativa, realizada em agosto de 2024, mais de 200 famílias fortaleceram laços afetivos. Conforme dados do Portal Transparência Registro Civil, de 1º de janeiro a 31 de maio de 2025, 65.187 crianças foram registradas em todo o país com pai ausente. Em Goiás, foram 2.158 bebês sem o nome do pai na certidão de nascimento. No Brasil, quando considerados os últimos cinco anos, foram 803.019 casos do tipo, sendo 22.371 em Goiás.
 
Ações com clubes de futebol
A Defensoria Pública firmou parceria com os clubes goianos Atlético Clube Goianiense, Goiás Esporte Clube e Vila Nova Futebol Clube para divulgação das inscrições para o Dia D do Meu Pai Tem Nome. As ações ocorrem nas redes sociais dos times, junto ao perfil da DPE-GO, e nos jogos em que houver mando de campo pelos parceiros.
 
No último dia 03, na partida entre Atlético e CRB houve a divulgação de vídeo sobre o projeto e início da parceria nas redes sociais. Na sexta-feira (11/07), em partida entre Vila Nova e Operário-PR, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, o OBA, a equipe da DPE-GO exibiu uma faixa e realizou a entrega de panfletos com informações sobre o evento.

Leia mais
Avião da Azul faz pouso de emergência no DF após ameaça de bomba

 



Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351