Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Solenidade de inauguração da nova sede (Foto: SSP-GO)A Redação
Goiânia – O Governo de Goiás inaugurou, nesta sexta-feira (8/8), a nova sede do Batalhão Maria da Penha, localizada no Jardim Europa, em Goiânia. A Polícia Militar (PMGO) também oficializou a implantação de três novas unidades especializadas nas cidades de Goiás, Rio Verde e Águas Lindas.
Durante a cerimônia, as comandantes das três novas unidades do interior assumiram oficialmente seus cargos. O 2º Batalhão Maria da Penha, na Cidade de Goiás, passou a ser comandado pela major Patrícia Botelho Adorno. O 3º Batalhão Maria da Penha, em Rio Verde, foi assumido pela major Dayse Pereira Vaz Veiga. E o 4º Batalhão Maria da Penha, em Águas Lindas de Goiás, ficou sob a chefia da major Karina Nunes dos Santos.
A entrega da nova sede de Goiânia coincidiu com as comemorações dos 19 anos da Lei Maria da Penha, considerada um divisor de águas na defesa dos direitos das mulheres no Brasil. A obra foi viabilizada com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), que totalizaram investimentos de R$ 1,2 milhão, além de R$ 230 mil destinados à implantação da identidade visual padronizada da unidade, reforçando a presença institucional e a padronização dos batalhões em todo o Estado.
A nova estrutura foi planejada para oferecer melhores condições de trabalho aos policiais militares e atendimento humanizado às vítimas. Para o secretário de Segurança Pública, Renato Brum, a inauguração simboliza um avanço concreto na proteção das mulheres e no fortalecimento da rede de segurança. “A violência contra a mulher é uma das nossas maiores preocupações. Este batalhão é mais do que uma obra física, é uma demonstração clara do compromisso do Governo de Goiás e da Polícia Militar com a vida e a dignidade das mulheres goianas”, ressaltou.
O comandante-geral da PMGO, coronel Marcelo Granja, destacou que a ampliação dos Batalhões Maria da Penha consolida um modelo de atuação que vem sendo reconhecido em todo o país. “A Polícia Militar de Goiás tem buscado constantemente modernizar suas estruturas e aprimorar seus protocolos de atendimento. Os Batalhões Maria da Penha são referência no combate à violência doméstica, unindo sensibilidade no acolhimento e eficiência na atuação operacional. Essa nova sede e a expansão para o interior reforçam nosso compromisso de proteger, salvar vidas e garantir que nenhuma mulher sofra violência sem ter a quem recorrer”, afirmou.
Comandante do Batalhão Maria da Penha, a tenente-coronel Dyrlene Seixas destacou a importância da nova fase da corporação e o compromisso das forças de segurança no enfrentamento à violência contra a mulher. Ela destacou o trabalho contínuo de acompanhamento às vítimas com medidas protetivas: somente no primeiro semestre de 2025, mais de 150 mil visitas foram realizadas, beneficiando 23 mil mulheres. “Vamos até a porta da casa dessas mulheres para garantir a segurança delas e mostrar ao agressor que elas estão sendo cuidadas pelo Estado”, afirmou.