A Redação
Goiânia - Um incêndio de grandes proporções atingiu o aterro sanitário de Bela Vista de Goiás e foi controlado neste sábado (9/8), em ação conjunta do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), prefeitura e Secretaria do Meio Ambiente. De acordo com os militares, as chamas, que teriam começado na sexta-feira (8/8) em uma chácara vizinha e se espalhado pela vegetação, alcançaram a área de resíduos e foram combatidas com maquinário pesado, caminhões-pipa e medidas preventivas para evitar novos focos.
A ocorrência foi registrada na Polícia Civil, que acionou perícia técnica para investigar a origem do incêndio. O Corpo de Bombeiros reforça que o Estado de Goiás está sob período de restrição ao uso do fogo, conforme decreto governamental vigente, que se estende até o final de novembro. A corporação orienta a população a não queimar lixo nem acumular resíduos em quintais durante a estiagem, reduzindo o risco de incêndios e danos ambientais.
De acordo com o Comando da 25ª CIBM, a rápida resposta só foi possível graças à estrutura e regularização do aterro sanitário. “Caso o aterro não estivesse regularizado, com infraestrutura adequada, dificilmente teríamos conseguido controlar o incêndio em tão pouco tempo”, destacou o Capitão Lucas Reis.
As operações de rescaldo continuam para garantir que não haja reignição do fogo nos pontos críticos.